Argentina: geadas continuam em Córdoba, mas sem afetar cultivos
Desde o final de maio e na primeira semana de junho, uma imagem vem se repetindo na província de Córdoba, Argentina: campos que amanhecem brancos por conta das geadas da madrugada.
Nesta quarta-feira (7), o partido de Hernando marcou a temperatura mais baixa, com -1,6ºC, enquanto a maioria dos departamentos do Sul tiveram alguma localidade com a mínima abaixo de zero, segundo os registros da Rede de Estações Meteorológicas da Bolsa de Cereais da província.
Com exceção da parte norte, toda a província teve zonas com menos de 3ºC, limite a partir do qual se considera que há geadas que podem afetar a produção.
Sem danos
De todos os modos, essa onda de frio se dá em um período normal para estas temperaturas no ano, já que não há impacto geral nos cultivos, salvo alguns lotes pontuais que não foram colhidos a tempo de soja ou de amendoim.
César Alonso, coordenador do Departamento de Informação Agroeconômica (DIA) da Bolsa de Cereais, disse ao Agrovoz que não recebeu informações de danos por parte da sua rede de colaboradores.
"Os cultivos de inverno não foram plantados ainda ou estão debaixo da terra; soja e milho já está quase todo plantado e, o que falta colher de milho, inclusive em caso de plantas verdade, é beneficiado por geadas como essas, que não são de grande intensidade", apontou Alonso.
Tradução: Izadora Pimenta