Argentina deve realizar obras na zona núcleo para evitar os excessos hídricos

Publicado em 31/05/2017 16:48

Os governadores das províncias argentinas de Córdoba (Juan Schiaretti), La Pampa (Carlos Verna), Buenos Aires (María Eugenia Vidal) e o vice-governador de Santa Fe (Carlos Fascendini) se reuniram com o ministro do Interior, Rogelio Frigerio, para analisar a emergência hídrica derivada das inundações do rio Quinto e avaliar as ações do Comitê Técnico do Conselho de Governo do Comitê Interjurisdicional da Região Hídrica do Noroeste da Planície Pampeana (CIRHNOP).

Além de acordarem o regulamento de funcionamento da bacia, avançaram em identificar e colocar em marcha as obras para que se possa haver o escoamento de água em todas as zonas inundadas das quatro províncias.

Na reunião, foi apontado que as obras são "fundamentais" para uma das zonas mais produtivas da Argentina. As prioritárias, localizadas em Buenos Aires, serão licitadas na próxima semana.

Os especialistas responsáveis entendem que a bacia do rio Salado, localizada na província, deve ser descomprimida para que desaguem todos os excessos hídricos que chegam do río Quinto, em San Luís.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: La Nación

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram