Chuvas começam a ceder na Argentina, dando lugar para massa de ar seco e frio
O clima chuvoso nas zonas agrícolas da pampa úmida da Argentina começa a ceder, segundo explicou Germán Heinzenknecht, especialista da Consultoria de Climatologia Aplicada do país.
"A continuidade do mau tempo começa a ceder lentamente e por setores, não sem deixar resíduos de chuvas fracas e chuviscos nas áreas mais centrais. O sul de Santa Fe e o sudeste de Córdoba são as últimas zonas das províncias do centro a sair do sistema de mau tempo principal", indicou o especialista.
Como sinalizou Heinzenknecht, há uma intensa troca de massa de ar. A partir de então, entrará uma massa de ar seco e bastante frio.
"A saída do sistema de baixa pressão sobre o sudeste de Buenos Aires ainda pode deixar chuvas sobre a zona, principalmente nos setores mais costeiros. O aumento da intensidade do vento sobre o centro-sul de Buenos Aires e La Pampa será outro fator a se ter em conta. A zona ficará exposta a intensos ventos do setor sul que irão trocando de posição de leste a oeste ao longo do dia", acrescentou.
Para o especialista, a zona mais baixa dos Pampas, o sudoeste de Santa Fe, o sudeste de Córdoba e o noroeste de Buenos Aires, além de mais alguns setores leiteiros de Santa Fe e Córdoba são os que poderão ter mais inconvenientes para a colheita.
Tradução: Izadora Pimenta