As chuvas deram um "respiro" para a região central da Argentina
O centro de Santa Fe, na Argentina, que foi seriamente afetados pelos últimos temporais, recebeu um descanso dessa vez, assim como o noroeste de Buenos Aires.
As chuvas ocorridas no último final de semana foram mais abundantes no centro de Buenos Aires, com volumes chegando a 140mm em algumas áreas. Alguns trechos necessitados, devido aos problemas com seca, também receberam volumes significativos.
O sudoeste de Córdoba, no entanto, recebeu de 30mm a 50mm, mas este volume ainda não é considerado prejudicial para os cultivos.
Chuvas acumuladas de 03 a 06 de fevereiro na Zona Núcleo da Argentina
A zona núcleo
A nota negativa dessas chuvas, porém, se leva na área mais vulnerável da região. Áreas como Lincoln, General Pinto e General Villegas, em Buenos Aires, receberam até 80mm de chuvas. Estas são as áreas que mais sofreram com perdas de cultivos por alagamentos.
O oeste de Córdoba também recebeu até 60mm de chuvas. No restante da região, "os solos, com a água em baixa, puderam enfrentar a queda de, em média, 40mm de chuvas", diz a Guia Estratégica para o Agronegócio (GEA) da Bolsa de Comércio de Rosário.
"Tendo em conta o retrocesso que as reservas hídricas vêm experimentando, este aporte fluvial é mais do que oportuno para o desenvolvimento da soja e para o milho de plantios tardios", acrescenta a GEA.
Tradução: Izadora Pimenta