Clima, por AgResource: Próximos 10 dias serão de chuvas intensas em todo o Brasil

Publicado em 02/02/2017 17:12

Os próximos 5 dias trarão chuvas expressivas para todo o Centro Oeste, região do MATOPIBA e ao norte do Paraná - todos os modelos de previsões estão de acordo. As chuvas serão generalizadas com totais significantes acima dos 30mm acumulados para os 5 dias. O período de 6-10 dias deve continuar sendo regado por precipitações de alta intensidade, com chuvas mais pesadas oferecidas ao norte de Goiás, centro e sul do Tocantins e oeste da Bahia. O mês de fevereiro parece se resumir de forma bem benéfica à safra brasileira, com a possibilidade de um período de 'chuvas amenas' começando no dia 15 do mês, com foco no Centro Oeste. O qual se confirmado, permitirá um bom desenvolvimento da colheita da região.

Somar Meteorologia

Parte do Sudeste e Centro-Oeste terá chuva forte neste fim de semana


As chuvas devem marcar o primeiro fim de semana de fevereiro, em uma condição típica de verão, com destaque para os acumulados elevados previstos em Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro, norte de Goiás, Espírito Santo e Distrito Federal por conta das áreas de instabilidade que migram do Sul e Centro-Oeste em direção ao Sudeste. 

“Há muito tempo não chove forte sobre estas áreas, porém a chuva volumosa pode trazer transtornos entre sábado (04) e domingo (05), inclusive nas capitais como Belo Horizonte, Vitória e Brasília”, alerta o meteorologista Celso Oliveira. 

Enquanto a chuva mais intensa se concentra no norte do Centro-Oeste e Sudeste, a precipitação deve diminuir no final de semana sobre a região Sul, com exceção para o oeste do Rio Grande do Sul que terá fortes pancadas entre a tarde e noite de sábado.

Leia a notícia na íntegra no site da Somar Meteorologia

Excesso de chuva em Mato Grosso pode prejudicar colheita da soja

As chuvas regulares de janeiro ajudaram no bom desenvolvimento da soja em Mato Grosso, mas com os volumes excessivos que devem continuar a atingir a região em fevereiro a colheita do grãos pode ser prejudicada, o que deve preocupar alguns produtores.

De acordo com os dados do IMEA (Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária), o Estado terminou janeiro com cerca de 16,25% da soja colhida, 8% a mais comparado ao mesmo período em 2016 e a expectativa é de que a safra de 2017 seja a maior registrada até agora, com uma produção em torno de 30,5 milhões de grãos.

Mas a chuva excessiva prevista para fevereiro pode afetar a colheita de forma negativa. “O mês deve ser mais chuvoso na metade norte do país, e há risco de invernada principalmente no norte do Mato Grosso, o tempo fechado persiste e as temperaturas se mantém mais amenas, o que pode atrapalhar além da colheita, o secamento dos grãos”, comenta a meteorologista Nadiara Pereira, da Somar Meteorologia.

Leia a notícia na íntegra no site da Somar Meteorologia

 

Fonte: AgResource Company

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (24) para todo o Brasil.
Tempo seco se intensifica sobre o Brasil Central, que deve encerrar julho sem novas chuvas
Confira a previsão do tempo para está terça-feira (23) para todo o Brasil
Sem influência dos fenômenos climáticos, estação das águas deve iniciar a partir da segunda quinzena de setembro
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (22) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado e domingo (20 e 21) para todo o Brasil