Argentina: chuvas de 50mm voltam às regiões inundadas de Córdoba

Publicado em 02/02/2017 13:18

O início de fevereiro confirmou o que as previsões diziam: as chuvas voltaram para a província de Córdoba, na Argentina.

De acordo com dados da Rede de Estações Meteorológicas da Bolsa de Cereais da província, algumas localidades receberam volumes que superaram os 50mm em um só dia.

O maior registro se deu em San Francisco, com 57,4 milímetros e o segundo em Colonia 10 de Julio, com 52,6 milímetros.

Essas áreas estão localizadas nas zonas que já foram comprometidas pelas inundações do final de dezembro e da primeira quinzena de janeiro. No entanto, a Oficina de Risco Agropecuário do Ministério da Agroindústria aponta essa região como uma das que mais receberão chuvas nos próximos dias, o que agravaria ainda mais o problema.

Em 15 de janeiro, haviam 104.600 hectares de uso agrícola cobertos por água em Córdoba, o que significa 1,3% da superfície total com potencial para produção de grãos na província, estimada em 8 milhões de hectares. O cálculo também foi realizado pela Bolsa de Cereais de Córdoba.

Já em 20 de janeiro, nas estimativas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) eram 476.620 hectares com problemas ocasionados pela água. Deste número, 61% (288.523 hectares) sofreu com alagamentos e 39% (184.097 hectares) estavam inundados.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrovoz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho
Beryl abre caminho para "temporada de furacões muito perigosa", diz Organização Meteorológica Mundial