Clima é o maior vilão da safra no Mato Grosso do Sul

Publicado em 01/02/2017 06:18

Na última semana, o Mato Grosso do Sul, quinto colocado na produção nacional de soja, começou oficialmente a colheita. Mas apenas nove cidades iniciaram os trabalhos, que devem ganhar ritmo nas próximas semanas. Por enquanto, o clima é de apreensão entre os produtores, principalmente por causa do tempo. Além das chuvas recentes, que não dão trégua há mais de uma semana, o agricultores ainda não sabem medir o impacto da estiagem prolongada, que durou 25 dias, ao longo do desenvolvimento da planta.

Segundo o proprietário da Terra Nostra Sementes e Fertilizantes, Cláudio Martelli, aproximadamente 25% dos 60 mil hectares de soja plantados em Bandeirantes foram afetados pela estiagem. “Para este ano a expectativa é melhor, mas ainda não há quase nada colhido. Ainda não se sabe o resultado das áreas prejudicadas pela estiagem, mas as áreas que plantaram em um período melhor devem superar em muito o rendimento do ano passado”, afirma. A produtividade média para o ciclo atual na região é estimada em 54 sacas (sc) por hectares (ha), quatro sacas a mais que na safra passada.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mato Grosso do Sul e Paraná têm previsão de chuvas intensas entre quinta (24) e sexta-feira (25) Mato Grosso do Sul e Paraná têm previsão de chuvas intensas entre quinta (24) e sexta-feira (25)
Principais regiões agrícolas da Argentina terão clima seco nos próximos sete dias Principais regiões agrícolas da Argentina terão clima seco nos próximos sete dias
Instabilidade com previsão de precipitações volumosas para MS, PR e SP
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (23) para todo o Brasil
Parte da Bahia tem previsão de chuvas intensas nesta quarta-feira (23)
Chuvas intensas para os próximos dias no Pará, Amapá e Maranhão