Chuva no ES deixa 40% da área rural de Itapemirim alagada

Publicado em 22/12/2016 07:11

Após as fortes chuvas que ocorreram no Sul do Espírito Santo, 40% da área rural do município de Itapemirim, está alagada. Cerca de 200 produtores tiveram perdas nas lavouras, e agora calculam os prejuízos.

Na propriedade de Luciano Maitan, a chuva prejudicou a produção de leite e também a plantação de grãos. Mais de 80 toneladas de milho para silagem foram perdidas.

"Geralmente nessa época chove mesmo, né? Mas nos últimos cinco anos, estamos vindo com uma diminuição considerável da chuva. Esse ano parece que voltou ao que era antes", afirmou.

Para o produtor Pedro Santos, o prejuízo chega a R$ 70 mil. Com a lavoura alagada, 500 toneladas de milho deixaram de ser colhidas.

"Plantamos a cana no período certo. Teve 80 dias de sol, e perdermos a produção. No mesmo lugar plantamos o milho, e perdemos tudo com a água", disse.

Segundo o secretário de agricultura do município, Luciano Henriques, o prejuízo só não é maior porque o município conta com um projeto que ajuda os produtores com o fornecimento de sementes e maquinários para refazer o plantio.

Leia a notícia  na íntegra no site G1 - ES.

Fonte: G1 - ES

NOTÍCIAS RELACIONADAS

La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho