Município de Linhares (ES) declara situação de emergência por causa da seca
A Prefeitura de Linhares, no Norte do Espírito Santo, declarou situação de emergência por causa da seca, nesta quinta-feira (1). Com o decreto de 180 dias, a expectativa é de que os produtores rurais consigam melhores condições na hora da renegociação das dívidas. O Ministério da Integração Nacional deve reconhecer situação ainda nesta semana, segundo prefeitura.
Mesmo após as chuvas dos últimos dias, a agricultura continua bastante afetada pela estiagem. Em uma fazenda do município, a perspectiva para 2016 era de uma colheita de 250 sacas de café. No entanto, o agricultor conseguiu colher apenas 39 sacas.
Segundo o produtor de bananas da região, José de Melo, com a crise hídrica, a quantidade e a qualidade da fruta diminuíram.
“Eu colhia, em média, duas toneladas por semana. E é classificado como banana de primeira, segunda e terceira. Antes era 80% de primeira. Com a crise, agora estou colhendo bem menos, e são bananas de segunda e terceira”, disse.
Em setembro, cerca de 50 agricultores de vários municípios do Norte e Noroeste do estado, preocupados com as contas, se reuniram para pedir ao governo melhores condições no pagamento das dívidas.
De acordo com o secretário de administração, João Nascimento, o pedido dos agricultores foi ouvido. “Vai ser possível renegociar as dívidas contratadas ainda em 2014. Podendo ser renegociadas em até cinco anos, com possibilidade de ampliação do prazo”, afirmou.
Leia a notícia na íntegra no site G1 - ES.