Previsão indica chuvas volumosas para o sudeste e centro-oeste nos próximos dias
Nos próximos dias, áreas de instabilidade associadas à sistemas de baixa pressão devem favorecer a ocorrência de chuva forte e volumosa, principalmente sobre as Regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. No mapa a seguir é possível observar o acumulado de chuva previsto pelo modelo meteorológico entre os dias 03 e 17 de outubro. Como é possível observar, grandes áreas de SP, MG, ES, RJ e MT apresentam volumes de chuva previstos superiores a 100 mm. Na imagem a seguir, também vemos que áreas do sul da Bahia também apresentam volumes de chuva acumulada acima de 100 mm durante o período.
Volume de chuva previsto para os dias entre 03 e 17 de outubro. Fonte: Climatempo
No mapa a seguir as áreas em laranja claro indicam média climatológica entre 50 e 100 mm (figura 2). Como é possível observar, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, o norte de São Paulo e o sul da Bahia apresentam esse intervalo para a média climatológica de precipitação do mês de outubro.
Se compararmos a previsão do acumulado de chuva para os próximos 15 dias com a média climatológica para o mês de outubro, temos que essas áreas do Sudeste e o sul da Bahia devem ultrapassar a média já nessa primeira semana de outubro. Municípios do sul de Mato Grosso e do norte de Goiás e de Mato Grosso do Sul também podem ultrapassar a média.
Média climatológica do acumulado de chuva para o mês de outubro. Fonte: Climatempo
Reuters: Somar alerta para tempo seco e quente em parte das áreas agrícolas do Brasil
SÃO PAULO (Reuters) - A Somar Meteorologia alertou nesta segunda-feira para o aparecimento de um período de tempo seco e quente a partir de meados de outubro em todo o centro e norte do Brasil, o que poderia prejudicar o desenvolvimento do plantio de soja, principal cultura do país.
Segundo a boletim da Somar, os Estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, Minas Gerais, Goiás e leste de Mato Grosso estariam mais sujeitos a ser afetados pelo tempo mais seco.
Na segunda parte do mês, a chuva forte passaria a se concentrar sobre a região Sul, acrescentou a Somar.
Essa previsão mais estendida se contrapõe à projeção para esta semana, que deverá ter chuvas no centro e sul de Goiás, o Triângulo Mineiro e na divisa entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.
As lavouras de soja e milho do Brasil, que estão em fase de plantio, precisam de chuvas neste momento, assim como as áreas de café, cujos frutos e floradas estão em desenvolvimento.
Chuvas também podem beneficiar a próxima safra de cana, enquanto um tempo mais seco favorece a moagem da última etapa da temporada atual.