Clima: Chuvas no Paraná agravam condições das lavouras de milho safrinha e trigo
A passagem de uma frente fria pelo Paraná mantém um corredor de umidade sobre o Estado, onde a segunda-feira será mais um dia com chuvas. Há previsão de chuvas também para o sul de São Paulo, norte de Santa Catarina, sul do Mato Grosso do Sul e do Paraguai. Também não estão descartadas a possibilidade de eventuais pancadas de chuvas sobre a região nordeste do Mato Grosso. Essas chuvas, em especial sobre o Paraná e Mato Grosso do Sul agravam as condições das lavouras de milho e feijão, uma vez que essas já se encontram em condições ruins, por conta das geadas de uma semana atrás. Além de manter os trabalhos de colheita paralisados. E a tendência é que essas chuvas persistam ao longo de toda a semana. O trigo também está sendo afetado por esse excesso de dias chuvosos, onde aumenta os focos de doenças.
Entre a quarta e quinta-feira há previsões de que esse sistema venha a provocar chuvas em grande parte do Estado de São Paulo e sul de Minas Gerais, onde irá acarretar paralisações na colheita do café e da cana de açúcar. Mas como serão chuvas de curta duração, não deverão trazer prejuízos aos produtores. Nas demais regiões do Brasil, o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas ao longo dessa semana, com exceção apenas para as regiões litorâneas das regiões Norte e Nordeste.
As chuvas no Rio Grande do Sul, onde os solos já apresentam níveis baixos de umidade, afetando o plantio do trigo, só deverão ocorrer nesse próximo final de semana. Até lá o tempo seguirá firme e frio.