Clima: Chuvas continuam castigando o Mato Grosso

Publicado em 16/03/2016 07:06

Áreas de instabilidade continuam, nessa manhã de quarta-feira, sobre boa parte do Mato Grosso, Goiás, triângulo mineiro e São Paulo, assim hoje será mais um dia de muitas chuvas sobre essas localidades, inviabilizando os trabalhos de colheita da soja e finalização do milho safrinha. Que já sentem os efeitos negativos desse excesso de dias chuvosos, resultando em perdas na qualidade dos grãos e também das sementes que irão ser colhidas para a próxima safra. E esse tempo fechado e chuvoso deverá se estender até meados da semana que vem. Poderá ocorrer algumas aberturas de sol, porém, serão de curta duração e, desse modo, pouco aproveitáveis. Para as culturas do café, cana de açúcar, citros e hortaliças, essas chuvas estão sendo benéficas, uma vez que estão mantendo os solos com bons níveis de umidade.

No Matopiba e Pará, há previsões para pancadas de chuvas, não só nessa quarta-feira, mas ao longo desses próximos 10 dias. Contudo, essas chuvas continuarão sendo apenas na forma de pancadas e, com isso, uma ou outra propriedade poderá continuar com níveis muito baixos de umidade de solo, mantendo uma condição desfavorável ao desenvolvimento das lavouras.

No Sul, o tempo seguirá aberto e sem previsões para chuvas, apenas a faixa leste do Paraná é que poderão vir a ocorrer algumas pancadas isoladas nessa quarta-feira, mas serão de baixa intensidade. As chuvas só deverão retornar à região entre a sexta e sábado, devido ao avanço de uma nova frente fria. Sendo que o final de semana deverá ser marcado por chuvas generalizadas e em bons volumes sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Paraná e o Mato Grosso do Sul terão chuvas apenas na forma de pancadas isoladas e de baixa intensidade. Bom para os produtores gaúchos e catarinenses que serão beneficiados pelas chuvas, mas ruim para os sul-mato-grossenses e paranaenses, pois há a necessidade de chuvas ao longo desses próximos 7 dias para manter as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. E isso só deverá ocorrer em meados da semana que vem, de forma mais generalizada e em bons volumes. Até lá somente pancadas isoladas.  

Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (24) para todo o Brasil.
Tempo seco se intensifica sobre o Brasil Central, que deve encerrar julho sem novas chuvas
Confira a previsão do tempo para está terça-feira (23) para todo o Brasil
Sem influência dos fenômenos climáticos, estação das águas deve iniciar a partir da segunda quinzena de setembro
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (22) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado e domingo (20 e 21) para todo o Brasil