Clima: Terça-feira de pancadas de chuvas no Sul, Norte e Centro-Oeste do Brasil

Publicado em 02/02/2016 05:54

Pelas imagens de satélite é possível observar um corredor de umidade vindo da Amazônia até o Sul do Brasil e outro da Amazônia até o Rio Grande do Norte. Assim, para essa terça-feira são esperadas mais pancadas de chuvas sobre Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Pará, metade norte de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí, metade oeste da Bahia, além de previsão para pancadas de chuvas também sobre o sertão nordestino. Em São Paulo e Minas Gerais, há previsão de chuvas, só que essas serão bem irregulares e principalmente no período da tarde pra noite. Típica chuva de verão. No Sudeste é o fortíssimo calor que está marcando a semana.

Assim, trabalhos de colheita e plantio poderão ser atrapalhados ou até mesmo paralisados por conta dessas condições meteorológicas. Além de que essa umidade também está proporcionando excelentes condições a proliferação de doenças. Somente no Rio Grande do Sul é que o tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas. Sendo que a partir de amanhã voltará a ter previsões para o retorno das chuvas sobre a metade norte gaúcha, devido ao avanço de um novo sistema meteorológico.

E esse sistema irá avançar sobre o interior do Brasil ao longo dessa semana causando chuvas à todas as regiões. Principalmente no Sul e no Centro-oeste. Em São Paulo e em Minas Gerais a semana será de pancadas de chuvas, típicas de verão. No Matopiba e Pará, a semana continuará com previsões para chuvas.  

Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (04) para todo o Brasil
Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio