Clima: Previsão de mais de 200 mm em 72h poderá prejudicar lavouras do Matopiba

Publicado em 19/01/2016 06:03

A tempos não eram registradas tanta chuva em toda a região central e norte do Brasil e pior, com tamanha frequência. Há locais que desde o primeiro dia do ano chove todos os dias. E essa terça-feira não será diferente, principalmente sobre as regiões produtoras do Matopiba. No oeste da Bahia entre hoje e quinta-feira são previstos volumes superiores a 200 mm em muitas localidades. E isso poderá trazer problemas às lavouras de soja, já que esse excesso de umidade afeta diretamente o desenvolvimento das plantas. O plantio do algodão também está sendo prejudicado, uma vez que os produtores não estão conseguindo adentrar em suas lavouras. E segundo os modelos de previsão esse tempo fechado e chuvoso deverá se manter inalterado ao longo de todo o mês de janeiro.

Nas regiões sul, oeste da BR 163 do Mato Grosso e em toda a metade sul de Goiás, apesar de uma terça-feira de tempo fechado e chuvoso o tempo voltará a abrir a partir de amanhã. Somente a região do Vale e o nortão do Mato Grosso e metade norte de Goiás é que ainda haverá condições para chuvas. E esse tempo mais firme deverá se manter assim até o final de semana. Com isso, atividades agrícolas como colheita e plantio, bem como aplicações de defensivos deverão ser agilizados durante esse período. Pois, na semana que vem volta um período de mais chuvas à todas essas regiões.

Já em São Paulo, grande parte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e toda a região Sul tanto essa terça-feira quanto a semana serão de tempo aberto e possibilidade apenas de eventuais pancadas de chuvas, mais muito, muito isoladas. Apenas Minas Gerais é que deverá ter uma condição um pouco mais favorável à chuvas já partir dessa quinta-feira. Para as regiões produtoras de São Paulo,  do Mato Grosso do Sul e do Paraná esse tempo mais firme irá possibilitar condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, bem como a realização de todas as atividades agrícolas. Contudo, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina esse período mais seco já preocupa os produtores, uma vez que os níveis de umidade do solo tem se reduzido drasticamente nesses últimos dias, uma vez que as temperaturas estão altas. E tais condições já estão causando danos às lavouras de grãos. E como não há previsões do retorno das chuvas até a semana que vem, outras culturas, como as perenes, também poderão dar sinais de perdas de produtividade.   

Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (04) para todo o Brasil
Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio