Tornados atingem cidades no PR e em SC e deixam rastro de destruição

Publicado em 20/11/2015 06:35

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que um tornado atingiu a cidade de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, na tarde desta quinta-feira (19). Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. O internauta Mauricio Rieger gravou o fenômeno em formação. 

O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou que os ventos passaram de 115 km/h, deixando um rastro de destruição.

Ventos fortes também atingiram ao menos 14 cidades de Santa Catarina. Na zona rural de Chapecó, o Inmet confirmou que houve a passagem de um tornado. Segundo o instituto, ainda não é possível determinar a intensidade do fenômeno catarinense.

A prefeitura de Marechal Cândido Rondoninformou que pelo menos 1,5 mil casas foram atingidas pelo vento forte. O levantamento preliminar também aponta que 200 empresas tiveram problemas com o tornado. Até a última atualização desta reportagem, 14 mil residências estavam sem energia elétrica.

De acordo com o meteorologista do Inmet Hamilton Carvalho, apesar de a estação do Paraná não ter captado o tornado em Marechal Cândido Rondon, foi possível identificar o fenômeno pelas imagens, pela formação de nuvens favorável, e pelo registro de ventos e quantidade de chuva.

Os bombeiros em Marechal Cândido Rondon estão atendendo a chamados e ainda não há informações de quantas árvores caíram ou foram arrancadas. Parte da cidade também está sem telefone.

Destruição

O estudante Cláudio Henrique Weiss Nisczak estava no segundo andar de um colégio quando a tempestade começou. Segundo ele, vários telhados de prédios vizinhos a escola foram levados pela tempestade.

“Quebrou vidros, placas foram levadas, e várias árvores foram arrancadas. O vento durou bastante, mas quando o tornado tocou o solo foi o pior momento”, afirmou.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que a PR-467, entre Marechal Cândido Rondon e Iguiporã, foi interditada após a queda de inúmeras árvores por volta das 16h. Não há previsão de quando o trecho será liberado.

Leia a notícia na íntegra no site G1.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram