Clima: Chuvas continuam irregulares no Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba
As chuvas têm ocorrido sobre as regiões produtoras do Centro-Oeste, Sudeste e também do MATOPIBA e do Pará, mas como elas são de forma muito irregular, as propriedades ainda relatam a ausência de chuvas e plantio paralisado. É por isso que os percentuais de área plantada estão inferiores em todos os Estados produtores se comparado ao mesmo período do ano passado e também à média dos últimos cinco anos.
As chuvas estão mais regulares e até acima da média em alguns lugares apenas no Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, com condições excelentes para o plantio e desenvolvimento das lavouras. Entretanto, como chove com certa regularidade e há muita umidade sobre as plantas, já foram diagnosticados os primeiros focos de ferrugem asiática em lavouras comerciais, de acordo com os relatórios do Consórcio Antiferrugem da Embrapa.
O atraso do plantio no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina está relacionado às fortes e constantes chuvas que ocorreram nas últimas semanas e que têm inviabilizado o plantio e até mesmo causado certos transtornos. Até o momento, não foram diagnosticadas nenhuma anomalia que possa resultar em perdas de produtividade em ambos os Estados. Mesmo com as chuvas irregulares em toda a faixa central e norte do Brasil, as lavouras já semeadas não apresentam grandes anomalias e se desenvolvem relativamente bem.
Clique aqui e confira o boletim na íntegra