Semana termina com muita chuva no Rio Grande do Sul e esperança do retorno das chuvas no restante do Brasil
Uma nova frente fria avança pelo Rio Grande do Sul, onde já provoca chuvas torrenciais sobre o Estado, os volumes registrados desde a terça-feira passada já supera, e muito, o total de chuvas pro mês inteiro. Os estragos são muitos no Estado. Lavouras de arroz, trigo, milho e soja estão sendo afetadas, bem como frutas e hortaliças. Mas já a parti de amanhã o tempo volta a abrir no Estado, mas mesmo com o tempo mais aberto, as condições ainda serão desfavoráveis ao plantio das lavouras, já que os solos estão extremamente encharcados. Além disso, na segunda há previsões de mais chuvas, sendo que tempo bom para a retomada do plantio, somente no finalzinho do mês e começo de dezembro.
No Sudeste há previsões apenas para pancadas de chuvas nessa sexta-feira. Com isso, as atividades de campo, como plantio, colheita e demais tratos culturais poderão prosseguir sem grandes transtornos. Isso porque tais previsões são apenas para pancadas isoladas e assim, não serão todas as localidades que irão ter que paralisar suas atividades. Por ouro lado, essa possibilidade para pancadas, mesmo que irregulares, permitirão que as condições se mantenham favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, sejam elas anuais e/ou perenes. E esse padrão para pancadas de chuvas sobre toda a região continuará ao longo dos próximos dias, uma vez que frentes frias estarão avançando pela região.
Para o Centro-oeste há previsões para novas pancadas de chuvas ao longo não só de hoje como durante os próximos dias, muito parecido com o que ocorreu ontem em algumas localidades das regiões da BR 163 e do Parecis. Chuvas mais generalizadas só deverão ocorrer na próxima semana e mesmo assim, somente do meio pro fim da semana que vem. Até lá a previsão é para eventuais pancadas de chuvas, como ontem. Muito irregulares. Desse modo, o plantio da soja ainda continuará “andando de lado” e novas perdas deverão ocorrer.
No MAPITOBA, assim, como no Pará, a sexta feira será mais um dia de temperaturas extremamente altas e previsão de tempo mais firme, podendo ocorrer algumas pancadas de chuvas muito irregulares no sudoeste da Bahia e extremo sul do Tocantins. Chuvas agora somente em meados da semana que vem. Sendo que os volumes serão suficientes para permitir a retomada do plantio da soja e principalmente, dar melhores condições ao desenvolvimento das lavouras.