Frente fria avança e terça-feira será de chuvas torrenciais no oeste gaúcho

Publicado em 10/11/2015 06:06

O avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul já provoca chuvas intensas sobre a faixa oeste do Rio Grande do Sul e sul do Paraguai nessa manhã de terça-feira. Os volumes de chuvas previstos para hoje até quinta-feira poderão superar os 200 mm não só nessa região mais em boa parte do Rio Grande do Sul e também na faixa oeste de Santa Catarina. Essas chuvas irão inviabilizar totalmente qualquer atividade no campo, podendo até mesmo causar danos às lavouras. e como os volumes serão altos, as condições a retomada das atividades só deverão estar favoráveis na semana que vem.

Só que esse sistema não deverá avançar pelo Brasil, ficará estacionado sobre o Sul do Brasil, com isso a semana deverá ser com pouquíssimas chuvas sobre os Estados das regiões Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste. Assim, como vinha sendo  previsto as chuvas só deverão retornar à essas regiões no começo da semana que vem e mesmo assim, ainda de forma muito irregular. O que poderá afetar o andamento do plantio da soja e demais culturas, como o desenvolvimento das plantas, já que além do tempo mais firme as temperaturas voltarão a subir. Apenas em São Paulo é que ainda poderão vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas ao longo dessa semana, devido à presença de áreas de instabilidade. O mesmo deverá ocorrer sobre a região sul de Minas Gerais.

E esse deverá ser o padrão para todo o mês de novembro e dezembro, ou seja, horas as chuvas no Sul do Brasil e tempo mais firme em toda faixa central e norte do País, na semana seguinte pouca chuvas no Sul e chuvas mais concentradas no restante do Brasil.

Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte: Somar Meteorologista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram