Semana começa com chuvas no Sudeste e Centro-oeste, mas semana será de tempo mais seco

Publicado em 09/11/2015 05:59

Áreas de instabilidade são observadas sobre vários pontos das regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil nessa manhã de segunda-feira, com isso há registros de chuvas em várias localidades dos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Porém, essas chuvas continuam sendo apenas na forma de pancadas isoladas e deverão permanecer assim, ao longo de todo o dia. O problema é que ao longo dessa semana as chuvas voltarão a ficar concentradas somente no Sul do Brasil, sendo que no Sudeste e Centro-oeste as chuvas voltarão a ficar bem irregulares, ou seja, até haverá ocorrendo de chuvas, mas essas ocorrerão na forma de pancadas e muito mais irregulares do que vem sendo registradas nessas últimas duas semanas. E esse novo período poderá trazer complicações ao plantio da soja, já que as chuvas só deverão retornar de forma mais generalizada em meados da semana que vem.

Já no Sul, o retorno das chuvas mais generalizadas e de forte intensidade poderão atrapalhar novamente o plantio do arroz, soja, milho entre outras culturas, além de prejudicar ainda mais a colheita do trigo. Além dessa segunda-feira há previsão para chuvas ao longo de toda essa semana sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul do Mato Grosso do Sul. No oeste do Parará e no sul do Mato Grosso do Sul essas chuvas manterão as condições favoráveis ao desenvolvimento da soja, já que quase todos os produtores dessas regiões já terminaram o plantio da soja em suas áreas.

No MATOPIBA, assim, como no Pará, não há previsões para chuvas generalizadas e nem tão pouco em bons volumes ao longo dessa semana, o que poderá inviabilizar o plantio da soja e até trazer prejuízos àqueles que já semearam suas áreas, pois além do tempo mais firme, o forte calor será destaque essa semana na região. As chuvas só deverão retornar para essas localidades de forma mais generalizadas no final da próxima semana, ou seja, após o dia 20/11.  Até lá até poderão vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas no oeste baiano e no Tocantins, mas serão pancadas muito irregulares.

Já para as culturas perenes como café, cana de açúcar, laranja e pastagens, tais condições meteorológicas em toda a região Centro-Sul do Brasil serão favoráveis ao desenvolvimento das plantas, bem como aos frutos.

Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte: Somar Meteorologista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram