Novembro começa com chuvas em boa parte do Brasil, aponta Somar Meteorologia

Publicado em 03/11/2015 06:09

 As chuvas retornaram à, praticamente, todas as regiões produtoras do Brasil nesses últimos dias devido ao avanço de frentes frias e essa semana não deverá ser diferente. Muitas áreas de instabilidade associadas a uma frente fria mantém o céu carregado de nuvens de chuvas, desde o Rio Grande do Sul até Rondônia, somente as regiões produtoras da Bahia, Piauí, Tocantins e Maranhão é que terá uma terça feira de poucas chuvas e possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuvas muito localizadas, porém, as regiões sudoeste e leste do Pará poderão registrar algumas pancadas de chuvas ao longo dessa terça-feira.

Só não há previsão para chuvas generalizadas sobre a região Sul do Rio Grande do Sul, bom para os produtores de arroz que terão condições para irem ao campo e retomar o plantio que segue atrasado por conta das chuvas que vinham ocorrendo sobre a região. E esse tempo mais firme deverá se manter inalterado ao longo de toda a semana. Apenas poderão vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas mais isoladas e de baixa intensidade, mais isso não deverá interromper o processo de plantio.  

Com chuvas mais generalizadas o plantio da soja deslancha em todas as regiões produtoras do Brasil, até mesmo no MATOPIBA e Pará. Além da cultura da soja, todas as culturas estão sendo beneficiadas, pois os solos já apresentam níveis bastante razoáveis de umidade. O problema é que mesmo com chuvas mais abrangentes e em bons volumes, alguns produtores do Centro-oeste e do Sudeste ainda relatam que as chuvas ocorridas em suas propriedades foram de baixíssimos volumes, o que ainda os preocupa, pois esses estão com dificuldades para semear suas lavouras. Mas a tendência é que ao longo dessa semana venha a chover sobre todas as regiões do Brasil novamente.

Novas frentes frias estarão se formando ao longo da semana e com elas novas áreas de instabilidade estarão provocando chuvas sobre o Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil ao longo dessa semana, dando plenas condições tanto a realização do plantio quanto ao desenvolvimento das lavouras, somente a região do MAPITOBA e do Pará é que terá uma semana mais firme com possibilidade apenas para eventuais pancadas de chuvas. E aquele período de chuvas mais irregulares continua sendo previsto para meados de novembro, ou seja, entre a segunda e terceira semana de novembro tanto no centro-oeste quanto no Sudeste. Ocorrerá novamente aquele padrão de chuvas muito irregulares, não sua ausência total, mas sim chuvas muito irregulares, igual foi em outubro.

Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte: Somar Meteorologista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este final de semana Sábado (23) e Domingo (24) para todo o Brasil
Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
undefined