Áreas de instabilidade mantém tempo instável em toda faixa central do Brasil
Áreas de instabilidade podem ser observadas sobre grande parte da região central do Brasil nessa manhã de quarta-feira, com isso, o dia será mais uma vez marcado pela ocorrência de pancadas de chuvas em boa parte dos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Porém, como vem ocorrendo desde o início da safra, essas pancadas de chuvas serão somente irregulares. Mas de certa forma com maior abrangência do que foi ao longo de todo o mês de outubro. Assim, o plantio da soja segue avançando em todas as regiões produtoras. E deverá permanecer nesse ritmo, uma vez esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado até o começo de novembro.
Por outro lado, essas chuvas, mesmo que na forma de pancadas irão atrapalhar o pleno andamento da colheita da cana de açúcar, que vinha sendo realizada em ritmo bastante acelerado. Mas, mesmo com essas paralisações, produtores estão contentes, uma vez que está favorecendo o desenvolvimento dos canaviais e permitindo o plantio de novas áreas. O mesmo vem ocorrendo com a cultura do café, cuja umidade do solo está se elevando, beneficiando o desenvolvimento tanto da planta quanto, principalmente, dos grãos.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina as chuvas deram uma trégua, mas como os solos estão muito encharcados ainda, poucos são os produtores de arroz que estão conseguindo realizar o plantio. E o problema é que há previsão do retorno das chuvas já para essa sexta-feira, o que poderá manter as condições desfavoráveis ao plantio e até mesmo ao desenvolvimento das lavouras já semeadas. Somente na semana que vem é que haverá condições mais favoráveis a retomada do plantio não só do arroz, mas também da soja e do milho.