Frente fria avança e provoca chuvas no Sudeste e em parte do Centro-oeste
A frente fria que está sobre o Sudeste nessa quinta-feira já vem provocando chuvas desde ontem sobre várias cidades da região, além de estar provocando chuvas torrenciais sobre Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul nessa manhã de quinta-feira. Os grandes prejuízos com as lavouras vem ocorrendo sobre no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, devido às chuvas fortes e constantes, nas demais localidades do Sul e principalmente do Sudeste e Centro-oeste essas estão sendo bastante benéficas, pois estão elevando os níveis de água no solo e favorecendo tanto o plantio das culturas como o seu desenvolvimento.
O problema é que essas chuvas continuam sendo somente na forma de pancadas e, sobretudo, irregulares, e essa deverá ser o padrão ao longo de toda a semana. Chuvas mais fortes no Sul e pancadas de chuvas irregulares no Sudeste e Centro-oeste. Sendo que somente no começo da semana que vem é que haverá um condições muito mais favorável para que as chuvas sejam generalizadas e em bons volumes. Assim, com a possibilidade para pancadas de chuvas ao longo dessa quinta e sexta-feira as condições para o plantio da soja e demais culturas ainda deverá ser feita com muita cautela, já que não há nenhuma garantia de que essas pancadas possam vir a ocorrer sobre as áreas desejadas. Mas como dito acima, no começo da semana que vem, até o final do mês, haverá previsão de chuvas para todo o Brasil, chovendo desde o Rio Grande do Sul até o sul do Piauí e do Maranhão.
E mesmo com o avanço dessas frentes frias, as temperaturas continuarão altas, sendo que em muitas localidades a sensação de abafamento será grande durante todo esse período. Mas infelizmente em tudo não notícias boas, os modelos de previsão de médio prazo, sinalizam que a segunda quinzena de novembro deverá ser novamente de chuvas muito irregulares em toda a faixa central do Brasil e, principalmente no MATOPIBA.