Quarta-feira de tempestades e granizos no Sul do Brasil

Publicado em 14/10/2015 07:14

O avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul nessa quarta-feira irá levar chuvas torrenciais ao Estado, com potencial para formação de tempestades e até mesmo granizo. Tal condição irá manter paralisada todas as atividades de campo, principalmente a colheita do trigo e o plantio do arroz, soja e milho. No caso do arroz, os percentuais de área plantada já são inferiores aos observados no mesmo período do ano passado. Além do atraso, perdas poderão vir a ocorrer em várias lavouras, já que o excesso de água está elevando os níveis dos rios, alagando as áreas próximas. Essa é a consequência provocada por um El Niño de forte intensidade. Pois, enquanto cai o mundo no Rio Grande do Sul, regiões produtoras do Sudeste e Centro-oeste tem que se contentar apenas com chuvas muito irregulares.

Esse sistema irá avançar também por Santa Catarina e Paraná, onde irá provocar chuvas, mais em menor intensidade. Contudo, para os produtores paranaenses, essas chuvas irão beneficiar lavouras de soja e milho, mas por outro lado, poderá levar a paralisações na colheita do trigo e plantio da soja, milho e feijão. Mas não haverá perdas por conta desse tempo. O problema continuará para a região central do Brasil.

Tanto essa quarta-feira quanto o restante da semana serão marcados pelo tempo firme, previsões apenas para pancadas de chuvas muito, mais muito isoladas, que irão manter as condições bastante desfavoráveis ao plantio da soja e demais culturas de verão. Há produtores nessas regiões que ainda não conseguiu colocar, se quer, uma única semente no chão, pois os níveis de umidade no solo continuam extremamente baixos. Desse modo, os percentuais de área plantada de soja nesses Estados está abaixo não só da média, mais dos valores registrado no mesmo período do ano passado. E em outubro/14 houve a grande estiagem! ´

E esse padrão meteorológico de chuvas intensas no Sul e tempo firme com possibilidades apenas para eventuais pancadas de chuvas isoladas no restante do Brasil deverá permanecer inalterado até meados da semana que vem, ou seja, as chuvas só deverão retornar as faixas central e norte do Brasil a partir do dia 23/10. Por isso, todo cuidado será pouco na hora de você realizar o plantio. Esse tempo só estará bom para a realização da colheita, seja da cana de açúcar e/ou das hortaliças. E pros cafezais, tais condições meteorológicos pode trazer algumas perdas pontuais, uma vez que em várias localidades os níveis de umidade do solo estão extremamente baixos.   

Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte: Somar Meteorologista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram