Chuvas torrenciais castigam o Rio Grande do Sul nessa quarta-feira

Publicado em 07/10/2015 07:05

A frente fria chegou forte sobre o Rio Grande do Sul nessa quarta-feira, como vinha sendo previsto, desde a madruga chove forte em vários municípios gaúchos e a tendência é que todo o dia de hoje seja bastante chuvoso. Com isso, todos os trabalhos de campo estarão prejudicados, principalmente os trabalhos de plantio do arroz e a colheita do trigo. Muito provavelmente não haverá perdas, apenas atrasos no plantio. E aos poucos esse sistema estará avançando sobre os demais Estados da região Sul, onde também deixará o tempo instável e chuvoso.

Também houve registros de chuvas em, praticamente, todo o Mato Grosso ontem e para essa quarta-feira há previsão de mais pancadas de chuvas sobre o Estado, contudo, as chuvas de hoje deverão ser mais na forma de pancadas isoladas. Desse modo, o plantio da soja poderá ser retomado em muitas propriedades e até mesmo iniciado, já que há produtores que ainda nem colocaram nenhum semente no chão. E a tendência é que essas pancadas de chuvas continuem a ocorrer até amanhã (quinta-feira). Sendo que as próximas chuvas só deverão ocorrer em meados da semana que vem.

No Sudeste, com o avanço da frente fria, há previsão para chuvas a partir dessa quinta-feira, sendo que os volumes irão variar de 10 até 40 mm. Os maiores volumes deverão ser registrados em São Paulo e sul de Minas Gerais. E esse padrão de tempo mais fechado e chuvoso deverá persistir ao longo de todo o final de semana. Com isso, possibilitará a elevação dos níveis de umidade do solo, garantindo melhores condições ao desenvolvimento das lavouras, mas por outro lado irá impossibilitar os trabalhos de colheita.

    

Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte: Somar Meteorologista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram