Semana começa com tempo firme em grande parte do Brasil

Publicado em 05/10/2015 07:03

A segunda-feira amanhece com tempo firme em grande parte do Brasil. Mas devido a algumas áreas de instabilidade que ainda podem ser observadas sobre a faixa central do País, há a possibilidade de ocorrência de pancadas de chuvas durante a tarde sobre Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e sobre as regiões sul do Tocantins e toda faixa leste do Sudeste. Porém, serão pancadas de chuvas isoladas. Desse modo, para esse início de semana as condições estarão favoráveis apenas para a realização da colheita da cana de açúcar, hortaliças e trigo, já que para o plantio da soja, milho, feijão e demais culturas os níveis de umidade do solo ainda se mantêm muito baixos em boas parte dos municípios produtores. Com exceção de uma ou outra propriedade que recebeu alguns bons volumes de chuvas durante esse último final de semana, mas mesmo assim a partir de amanhã, com a ausência de chuvas, o plantio também ficará desfavorável.

Mas esse padrão atmosférico estará mudando a partir de amanhã. O avanço de uma frente fria pelo sul do Brasil irá trazer muito chuva para o Rio Grande do Sul a partir dessa terça-feira. Os volumes deverão superar os 70 mm ao longo da semana no Rio Grande do Sul e com o avanço desse sistema, há previsões de chuvas também sobre Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul na quinta-feira e no final da semana esse sistema avançará sobre o Sudeste, onde deixará o tempo instável e com possibilidade para chuvas durante todo o final de semana de feriado.

Com o avanço da frente fria há possibilidade para ocorrência de pancadas de chuvas também sobre Goiás e Mato Grosso ao longo de toda essa semana, mas como vem ocorrendo até o momento, essas continuarão sendo pancadas de chuvas irregulares, sendo que somente na semana que vem é que há previsão para chuvas mais generalizadas. Até lá, as condições ainda se manterão bastante complicadas ao plantio da nova safra de soja, já que essas chuvas irregulares não irão permitir que o plantio deslanche rapidamente, principalmente no Mato Grosso e Goiás, já que no Paraná e sul do Mato Grosso do Sul as chuvas mais regulares estão permitindo que o plantio transcorra mais próximo da normalidade.

Já no MAPITOBA, a semana será apenas para pancadas de chuvas muito, mais muito isoladas e volumes baixos. Além de que as temperaturas continuarão muito altas. Somente na segunda quinzena de outubro é que há condições para chuvas um pouco mais frequentes, mais mesmo assim, irregulares.

 

Por: Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Somar
Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul terá nova sequência de dias chuvosos, mostra Inmet
La Niña ameaça América Latina com furacões e secas, segundo especialistas
Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram