Mais um dia de chuvas torrenciais no Rio Grande do Sul e de pancadas isoladas no Centro-oeste

Publicado em 24/09/2015 07:11

A frente fria que está estacionada sobre o Rio Grande do Sul provoca chuvas torrenciais em vários municípios gaúcho nessa manhã de quinta-feira. Ruim para as atividades de campo como colheita e plantio, além de já estar causando perdas em lavouras de trigo. Além disso, com a frente no Sul, áreas de instabilidade estão se formando sobre o Mato Grosso e sobre o Mato Grosso do Sul, onde vem ocorrendo pancadas de chuvas isoladas. Bom para o plantio da soja, onde vários produtores aproveitam essa umidade e já começam a semear. E esse padrão de tempo irá se manter ao longo do dia e dos próximos também..

Essa frente fria, que hoje provoca chuvas sobre todo o Rio Grande do Sul estará se deslocando para os demais Estados do Sul entre hoje à tarde e amanhã, onde irá provocar chuvas generalizadas sobre todas as regiões produtoras de Santa Catarina, Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul. E ao longo do final de semana esse sistema avançará sobre São Paulo e sul de Minas Gerais onde também deixará o tempo instável e com possibilidade para chuvas entre o domingo e a segunda-feira. E com a frente se deslocando pelo Sul e Sudeste áreas de instabilidade continuarão se formando sobre todo o Centro-oeste onde haverá previsões de chuvas bem mais generalizadas e em bons volumes, permitindo a elevação dos níveis de umidade do solo e, portanto, dando plenas condições ao plantio da soja. E a tendência é que a semana que vem toda seja com chuvas mais regulares e com grande abrangência em toda a metade sul do Brasil, já novas frentes frias estarão avançando e provocando chuvas. Se para a nova safra de grãos é uma condição excepcional, para a colheita de cana nem tanto, já que ocorrerão paralisações, interrompendo o ritmo acelerado que vinha sendo registrado nessas últimos duas semanas. Pro café e pra laranja essas chuvas virão em boa hora, uma vez que esse tempo seco e temperaturas extremamente quentes tem prejudicado o desenvolvimento dessas plantas.

Na Bahia Tocantins, Maranhão, Piauí e Pará o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas generalizadas e em bons volumes, podendo no máximo ocorrer pancadas de chuvas muito isoladas sobre as regiões norte do Tocantins, Maranhão e Pará, devido alguns áreas de instabilidade que poderão se formar com o deslocamento da frente fria pelo Sul do Brasil. Mas nada que venha trazer grandes benefícios aos produtores. Chuvas boas mesmo somente na segunda quinzena de outubro.

   

Por: Marco Antonio dos Santos - Agrometeorologista
Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuvas devem voltar ao Matopiba nos próximos 5 dias, mas partes do MS, PR e SP seguem secas
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (22) para todo o Brasil
Monitoramento do Inmet mostra chuvas mais fracas em áreas de Mato Grosso do Sul e Paraná, e previsão é de anomalia negativa nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (21) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (20) para todo o Brasil
Inmet: Chuvas podem superar 100 mm no sul de Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e áreas de Minas Gerais nos próximos dias
undefined