Verão mais seco deve agravar déficit hídrico no Sudeste
O Sudeste do Brasil deve repetir ascondições climáticas observadas nos últimos verões, com chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas. Isso necessariamente não compromete aprodução agrícola, mas dificilmente vai recuperar os níveis dos reservatórios de água.
No que depender das chuvas, osproblemas de abastecimento de água das grandes cidades e do setor elétrico devem continuar em 2016.
Já as lavouras dos estados do sul do Brasil e também de Mato Grosso do Sul serão beneficiadas pela presença do El Niño. Elas apresentam boas condições de umidade do solo para o plantio e o risco de estiagem durante os meses do verão é reduzido.
O El Niño tem sido amplamente noticiado, o que é natural por se tratar de um fenômeno que provoca alterações do clima em diversas partes do planeta. Não resta a dúvida que se trata de um El Niño de intensidade moderada a forte, o que não implica necessariamente numa reação imediata e na mesma proporção na atmosfera.
Dada à intensidade do fenômeno e as suas possíveis consequências no mundo inteiro, a notícia acaba gerando expectativas e até conclusões precipitadas sobre os prováveis efeitos.
Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.