Agosto será marcado pela irregularidade de chuvas no país

Publicado em 31/07/2015 15:11

Agosto é conhecido como um mês do desgosto, mas será uma verdade em relação ao clima no país? Segundo as projeções climáticas, o mês não vai fugir a regra, pois tem previsão de muitas variações, principalmente no Sul do Brasil. 

Depois de julho ter tido chuvas frequentes e muito volumosas em grande parte da região Sul, agosto ainda terá precipitações na região, mas sem os extremos registrados como os acumulados de 500mm em cidades paranaenses. 

De acordo com a Somar Meteorologia, a primeira quinzena será seca na maior parte dos Estados do Sul, apenas com chuvas isoladas em algumas áreas. Já a segunda quinzena terá mais precipitações, por causa da atuação do El Niño, que é o aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. 

A chuva deixará de ficar concentrada apenas no Sul e retornará gradualmente na segunda metade do mês em outras áreas do Sudeste e sul do Centro-Oeste com o enfraquecimento do bloqueio atmosférico. Com isso, a região Sudeste terá chuva intercalada com períodos de tempo secos mais prolongados e, consequentemente, baixa umidade relativa do ar e possíveis problemas com o aumento de queimadas. 

Leia a notícia na íntegra no site do Jornal do Tempo

Fonte: Jornal do Tempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (10) para todo o Brasil
NOAA: La Niña está estabelecido e deve persistir até o trimestre entre fevereiro e abril
Condições de La Niña estão presentes e podem persistir até fevereiro-abril
Previsão do Inmet mostra permanência do tempo seco sobre o Sul do Brasil nos próximos dias
Confira a previsão do tempo para esta quinta-feira (9) para todo o Brasil
Terremoto de magnitude 5,5 atinge a China perto da nascente do Rio Amarelo
undefined