Quinta-feira de tempo aberto do Brasil e de chuvas nos Estados Unidos

Publicado em 25/06/2015 07:17

A quinta-feira será mais um dia de tempo aberto em grande parte do Brasil. Até mesmo no Rio Grande do Sul, onde foram registradas chuvas ao longo de toda a quarta-feira, hoje o tempo permanecerá aberto e sem previsões para chuvas, o que possibilitará que o plantio do trigo avance em todas as regiões produtoras. Nos demais Estados da região Sul, o tempo aberto e firme possibilitará a continuidade dos trabalhos de plantio, colheita e demais tratos culturais. O mesmo ocorrerá nas regiões Sudeste, Centro-oeste e em todo o MAPITOBA. Essa condição de tempo mais firme possibilitará que as condições melhorem para o milho safrinha, pois desse modo, não haverá um aumento nos percentuais de grãos ardidos, como vinha ocorrendo semanas atrás.

Poderão vir a ocorrer algumas pancadas de chuvas muito isoladas sobre a faixa norte de Minas Gerais, norte do Espírito Santo e sul da Bahia devido ao deslocamento de uma sistema meteorológico que mantem o céu com muitas nuvens. Além dessas regiões, a faixa litorânea de Sergipe, Alagoas e Pernambuco também terão uma quinta-feira com tempo mais fechado e chuvas a qualquer momento do dia.

As chuvas só deverão retornar a quase todas as regiões produtoras do Centro-Sul do meio para o final da semana que vem, quando uma nova frente fria conseguirá avançar sobre as regiões Sul e Sudeste, provocando chuvas generalizadas não só sobre essas duas regiões, mas também sobre boa parte dos Estados do Centro-oeste. Com relação ao frio, não há nenhuma previsão de frio mais extremo para esses próximos 10 dias, assim, não há previsões para formação de geadas.

Se no Brasil o tempo será firme e sem chuvas em grande parte do seu território, o mesmo não se pode falar para os Estados Unidos. Nuvens de chuvas são observadas sobre o meio-oeste americano nessa manhã de quinta-feira, onde em algumas regiões já há registros de chuvas. Essas chuvas mantêm as condições desfavoráveis à realização do plantio da soja, bem como à realização dos demais trabalhos de campo. Além disso, com o tempo mais fechado e altos índices de umidade, as condições também se mantêm desfavoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Causando perdas regionalizadas de produtividade. E a tendência é que os próximos 5 dias ainda sejam de chuvas em grande parte da metade leste dos Estados Unidos. Com isso, poderão vir a se elevar os percentuais de lavouras em condições ruins e muito ruins nesses próximos dias. Já toda a metade oeste do País terá uma quinta-feira e os próximos 5 dias de tempo aberto e sem nenhuma previsão para chuvas, o que por sua vez, irá resultar numa redução dos níveis de umidade do solo, já que não há registros de chuvas sobre essa região a mais de 10 dias. 

Fonte: Somar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ZCAS promove chuvas entre o Amazonas, Centro-Oeste e Sudeste do país neste final de ano
Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
undefined