Quarta-feira com chuvas sobre a faixa leste do Brasil

Publicado em 24/06/2015 07:00

A quarta-feira amanhece gelada e com muita nebulosidade sobre grande parte da região Centro-Sul do Brasil. Porém, aos poucos essa nebulosidade irá se dissipando e dando lugar ao sol. Somente há previsão de chuvas para o Rio Grande do Sul e em boa faixa litorânea do Rio de Janeiro, Espírito Santo e de todo o Nordeste. Assim, o dia será mais um de tempo aberto, sem chuvas e com condições ideais à realização de todos os trabalhos de campo, desde plantio, colheita e aplicações de defensivos e demais insumos. A preocupação continua no Estado gaúcho, onde as chuvas continuam atrapalhando o plantio do trigo.

E esse padrão meteorológico se manterá ao longo de toda a semana, ou seja, tempo aberto e sem previsões para chuvas em todo o Brasil, inclusive no Rio Grande do Sul, onde a partir de amanhã o tempo volta abrir e com isso, os trabalhos de campo poderão transcorrer sem maiores transtornos durante toda a semana. Chuvas agora, só no começo da semana que vem.

As baixas temperaturas também são outro destaque dessa quarta-feira, uma nova massa de ar polar avança sobre o sul do Brasil, onde está mantendo as mínimas bastante baixas, principalmente nos municípios gaúchos que fazem fronteira com o Uruguai. Os termômetros do município de Bagé-RS registravam 1.7°C as 5h00 e em Jaguarão, 0,2°C. Houve formação de geadas, mas nada que tenha causado danos para nenhuma lavoura. E essas temperaturas mais baixas deverão se manter ao longo desses próximos dias, devido a presença da massa de ar polar. Contudo, não há riscos para as culturas do milho, cana de açúcar e do café, uma vez que esse frio todo não deverá chegar a essas regiões, ficará restrito ao Rio Grande do Sul e regiões serranas de Santa Catarina.

Sobre os Estados Unidos. Muitas áreas de instabilidade são observadas sobre a região central do País, onde chove dessa manhã de quarta-feira e há previsões de mais chuvas sobre as áreas produtoras de grãos do meio-oeste ao longo de todo o dia. As chuvas, mesmo que de fraca a moderada intensidade continuarão a ocorrer sobre as regiões produtoras de grãos de toda a região central e leste ao longo dessa semana. Essas chuvas poderão atrapalhar a finalização do plantio da soja, bem como manter as condições desfavoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Já na faixa oeste, o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas, o que vem levando a reduções significativas nos teores de umidade do solo.

Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
undefined