Semana termina com geada e chuvas

Publicado em 19/06/2015 07:06

A frente fria que avançou pelo Sul e Sudeste ontem provocou chuvas de fraca a moderada intensidade em vários municípios das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. No Mato Grosso, foram registradas chuvas nas regiões de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Rondonópolis. Essas chuvas vieram no período da tarde, paralisando os trabalhos de colheita, contudo sendo alguns relatos de produtores, o excesso de umidade sobre os milharais, proveniente tanto das chuvas quanto dos altos índices de orvalho, tem provocado um percentual bastante elevado de grãos ardidos, preocupando produtores e mercado. Além do milho, as chuvas também prejudicaram a colheita da cana de açúcar e do café, porém sem danos à essas culturas. Mas vale salientar que em alguns municípios produtores de café de São Paulo e de Minas Gerais, os fortes e constantes ventos que estão sendo registrados desde ontem estão provocando a queda de grãos maduros e passas e desse modo, poderão acarretar perdas na qualidade dos mesmos, uma vez que no solo há uma aceleração do processo de maturação, devido a essa umidade mais elevada na qual os solos apresentam, o chamado “grãos chuvados”.

Além das chuvas, a sexta-feira amanheceu muito gelada nos municípios gaúchos. Em Bagé os termômetros registravam -1,3°C as 4h00; Alegrete, 0,6°C e em Jaguarão e Uruguaiana, 1,6°C. Houve formação de geadas e até mesmo perdas em lavouras de trigo em regiões mais de baixada, já que na relva as temperaturas ficaram abaixo dos -4°C. Mais ainda os danos foram mínimos a produção gaúcha, já que as áreas afetadas são pequenas e ainda dá tempo de replanta-las. E esse frio todo não ocorreu no Paraná e muito menos nas áreas produtoras de milho safrinha, café e cana de açúcar.

Para essa sexta-feira o tempo volta a abrir em todo o Brasil, com exceção apenas para os Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo que registrarão chuvas ao longo do dia. Com isso, os produtores poderão retomar as atividades de colheita e demais tratos culturais. E esse tempo firme em todo o Brasil deverá se manter inalterado até domingo, pois no começo da semana que vem, uma nova frente fria deverá provocar chuvas sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E, portanto a próxima semana deverá ter o mesmo cenário dessa que está terminando.

Fonte: Somar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Próximos sete dias têm previsão de fortes chuvas acumuladas no sudoeste de Goiás, mostra Inmet
Monitoramento Agrícola: Bons volumes de chuva favorecem cultivos de primeira safra
Reta final de 2024 deve ter boas chuvas na maior parte do Brasil
Último dia da Primavera marcado por temporais e tempo abafado no Brasil | Previsão 20/12/2024
Nottus projeta chuvas acima da média e baixa incidência de ondas de calor para o verão no Brasil
Chuva retorna ao Centro-Sul com maiores intensidades previstas em áreas do Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás
undefined