Tempo firme nessa quinta-feira em boa parte do Brasil

Publicado em 21/05/2015 07:45

Apesar de algumas áreas de instabilidade ainda serem observadas sobre a faixa central do Brasil nessa quinta-feira, a previsão é de tempo firme em grande parte do Brasil. Com possibilidade apenas para pancadas de chuvas isoladas e de fraca intensidade sobre o sul do Mato Grosso, sudoeste e leste de Goiás e norte de Minas Gerais. Há previsão também de chuvas na faixa norte da região Norte, assim, como na faixa litorânea da Bahia e de Sergipe. Mesmo com o tempo mais firme e seco as condições ainda se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que os solos de toda região Centro-oeste, Sudeste e do Paraná se mantêm com níveis bastante razoáveis. E a tendência é que esse padrão de tempo mais firme e sem chuvas deva se manter inalterado ao longo dos próximos 7 dias no Centro-oeste, Sudeste e sobre o MAPITOBA.

Porém, no final do mês, ou seja, no final da semana que vem, a passagem de uma nova frente fria pela região Centro-Sul deverá trazer novas pancadas de chuvas à região. Contudo, essa frente fria já deverá atingir o Rio Grande do Sul nesse próximo sábado, onde irá levar chuvas generalizadas para todo o Estado gaúcho, permitindo uma boa recuperação dos níveis de água no solo, proporcionando melhores condições ao plantio do trigo e das demais culturas de inverno.. Até porque essa ausência de chuvas regulares sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina tem provocado um atraso no plantio dessas culturas, sendo que vários produtores estão se arriscando a plantar no pó a espera dessas chuvas.

O bom é que a partir desse final de semana, quando volta a chover sobre toda a região Sul, a tendência é que as chuvas continuem regulares e em bons volumes durante todo esse restante do outono e também ao longo do inverno. Isso manterá, portanto, as condições favoráveis ao desenvolvimento das culturas de inverno.

Fonte: Somar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para está quarta-feira (03) para todo o Brasil
Com picos de frio e seca prolongada, inverno requer atenção dos setores de energia e agronegócio
Furacão Beryl se aproxima da Jamaica e causa inundações; ao menos 2 pessoas morreram
Projeções mostram chuva para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo na primeira metade de julho
Beryl abre caminho para "temporada de furacões muito perigosa", diz Organização Meteorológica Mundial