Terça-feira ainda com chuvas no Mato Grosso
Áreas de instabilidade ainda podem ser observadas sobre várias regiões do Mato Grosso, de Goiás e de Minas Gerais. Assim, a terça-feira ainda deverá ter chuvas ao longo do dia nesses Estados, beneficiando as lavouras de 2ª safra e hortaliças, mas atrapalhando o andamento da colheita e demais atividades de campo. Mas como a partir de amanhã o tempo volta a ficar firme e sem previsões para chuvas durante o restante da semana, as condições voltarão a ficar favoráveis aos trabalhos de campo bem como ao desenvolvimento das lavouras.
Chuvas também são observadas em vários pontos da região do MAPITOBA nessa terça-feira, devido ao avanço da frente fria. Nesse caso, as chuvas estão atrapalhando mais do que beneficiando, pois está dificultando a finalização da colheita da soja e do milho 1ª safra e causando mais perdas nas lavouras de algodão, onde já há diversas propriedades que acumulam quebras acima dos 10%. E o tempo só deverá abrir e ficar sem previsões para chuvas somente a partir de quinta-feira, pois amanhã ainda poderão ocorrer pancadas de chuvas isoladas sobre essa região do País.
Em São Paulo, Mato Grosso do Sul e sobre toda a região Sul tanto essa terça-feira quanto o restante da semana serão de tempo aberto e sem previsões para chuvas. Contudo, mesmo com esse tempo mais firme as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, uma vez que os solos apresentam-se com bons níveis de umidade. Além disso, a volta do tempo mais firme permitirá a retomada da colheita da cana de açúcar que se manteve paralisada nesse começo de semana, por conta das chuvas e solo muito encharcado. Outro destaque dessa semana será as baixas temperaturas mínimas, que devido à presença de uma massa de ar polar, as madrugadas se manterão geladas ao longo de toda a semana. Sendo que, somente no final de semana é que haverá a elevação gradual dessas temperaturas. Contudo, não há riscos para ocorrências de geadas e muito menos qualquer outro tipo de dano às lavouras.