Clima: Maio começa com chuva em boa parte do Brasil
Uma frente fria associada a um ciclone extratropical que avança sobre o Sudeste deixa o tempo fechado e chuvoso em grande parte do Estado de São Paulo e do Mato Grosso do Sul nessa manhã de segunda-feira. Contudo, esse mesmo sistema já provocou chuvas fortes e generalizadas em toda a região Sul do Brasil entre sábado e ontem. Não houve registros de perdas ou qualquer outro tipo de dano nas lavouras até o momento por conta dessas chuvas, pelo contrário, essas chuvas proporcionaram a elevação dos níveis de água no solo, o que irá beneficiar o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. Porém, essas chuvas estão paralisando os trabalhos de colheita da cana de açúcar.
Como esse sistema está avançando sobre o Sudeste, há previsão de chuvas também entre hoje e amanhã sobre todos os Estados da região e também, devido ao corredor de umidade, sobre Mato Grosso e Goiás. Essas chuvas no Centro-oeste irão manter as condições favoráveis ao desenvolvimento do milho safrinha e demais culturas de 2ª safra, mesmo daquelas lavouras plantadas muito tardiamente (após 15/03). Essas chuvas também deverão atingir a região oeste da Bahia, onde deverá trazer mais prejuízos aos produtores de soja e algodão, já que as chuvas continuas dessas últimas semanas provocaram perdas significativas nessas culturas, pelo apodrecimento dos botões florais do algodão e a inviabilização da colheita da soja, onde muitos grãos chegaram a germinar dentro da própria vargem. Os comentários é que as perdas possam superar os 10% no algodão e ultrapassar os 20% na soja, levando em conta também as perdas provocadas pela estiagem de janeiro/15.
No Sul, após a passagem dessa frente fria, o tempo volta a abrir e para essa segunda-feira não há mais previsão de chuvas, apenas sobre a faixa norte e leste do Paraná ainda poderão ocorrer pancadas de chuvas isoladas nessa manhã, mais já a tarde o tempo volta a abrir e não há mais previsão de chuvas para essa semana. O mesmo irá ocorrer no Sudeste e parte do Centro-oeste, uma vez que a partir de manhã o tempo volta a abrir em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. No Mato Grosso e em Goiás após as chuvas dessa segunda e terça-feira, na quarta o tempo volta a abrir em boa parte desses Estados, se mantendo firme até o próximo final de semana. Já no oeste baiano, Tocantins e nas regiões sul do Maranhão e do Piauí apenas amanhã e quarta-feira há previsão para chuvas, depois o tempo volta a abrir sobre todas essas regiões.
Além das chuvas o frio também será destaque essa semana, uma massa de ar polar já avança sobre o Rio Grande do Sul, onde já deixou essa madrugada com temperaturas muito baixas nas cidades gaúchas e catarinenses e deverá provocar a queda das temperaturas mínimas também no Paraná, São Paulo e no Mato Grosso do Sul ao longo dessa semana. Contudo, não há riscos de perdas para as culturas.