El Niño garante chuva para safra de inverno, aponta Somar Meteorologia
A confirmação da ocorrência do fenômeno climático El Niño promete espantar o risco de geadas precoces e ao mesmo tempo garantir mais umidade para a safra de inverno. A avaliação dos meteorologistas é de que haverá chuva acima do normal, principalmente no Centro-Sul do Brasil. O quadro traz alento para os produtores que semearam o milho safrinha (segunda safra) fora da janela ideal de cultivo, mas preocupa os triticultores, que podem registrar quebra mais ao final do ciclo.
O El Niño é gerado pelo aquecimento das águas no Oceano Pacífico e resulta em chuvas mais intensas no Sul e Sudeste brasileiro e em menor abundância no Norte e Nordeste.
Conforme boletim divulgado no início do mês pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), o fenômeno já está se manifestando. Apesar disso, o agrometeorologista da Somar Marco Antonio dos Santos argumenta que trata-se de uma condição diferente em relação a última manifestação, em 2009/10. Ele explica que somente a porção central do Oceano Pacífico está aquecida – o normal seria uma variação de temperatura em toda a extensão do oceano. “Se fosse um evento clássico as chuvas cessariam mais cedo, mas não é o que está ocorrendo”, aponta.
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo