Clima: Semana ainda com chuvas em boa parte do Brasil Central e Norte
A frente fria que está sobre o litoral da Bahia mantêm um corredor de umidade sobre toda as regiões Norte e Nordeste, onde nesse início de semana há previsões de chuvas sobre grande parte das áreas produtoras do MAPITOBA. E esse tempo instável deverá persistir ao longo de toda a semana. Com isso, a colheita da soja e do milho poderá ser novamente prejudicada como vem sendo ao longo dessas últimas semanas, onde já causa perdas à qualidade dos grãos. No caso do algodão, esse excesso de umidade vem elevando os índices de lavouras com focos de doenças, mas até o momento não há perdas significativas. Por outro lado, esse chuvas previstas para ocorrem no Mato Grosso, Goiás e faixa norte do Mato Grosso do Sul deverão manter as condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de milho safrinha e demais culturas de 2ª safra.
Já em São Paulo, sul do Mato Grosso do Sul, triângulo e sul de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul a presença de uma massa de ar frio e seco manterá a semana com tempo aberto e sem previsões para chuvas. Apenas poderão ocorrer algumas pancadas de chuvas muito isoladas sobre o extremo leste de São Paulo, Paraná e do Rio de Janeiro. Apesar do tempo mais seco dessa semana, as condições se manterão favoráveis ao desenvolvimento das lavouras, bem como para a realização dos tratos culturais, já que os solos ainda apresentam níveis razoáveis de umidade.
As chuvas só deverão retornar as regiões Sul e Sudeste somente no final de semana, quando uma nova frente fria conseguirá avançar sobre essas regiões e conseguir provocar chuvas mais generalizadas, mas mesmo assim, os volumes não serão altos, mas suficientes para permitir uma ligeira elevação dos níveis de água no solo e consequentemente condições razoáveis ao desenvolvimento das lavouras.
(devido ao erro no site da Somar os mapas não foram atualizados)