Chuvas atrapalharam colheita da soja no Mato Grosso

Publicado em 09/02/2015 08:26

Muitas áreas de instabilidade são observadas sobre grande parte do Mato Grosso, Rondônia, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e regiões sul do Maranhão e do Piauí nessa segunda-feira. Assim, há previsão para chuvas no decorrer do dia em todas essas localidades. Contudo, se para uns esse tempo mais fechado e chuvoso é bom para outros, como para alguns produtores mato-grossense, essa condição meteorológica já começa a causar transtorno, uma vez que estão com suas lavoras de soja dessecadas e aptas a serem colhidas. Ainda não há relatos de perdas, mas como há previsão de chuvas, mesmo que na forma somente de pancadas ao longo dessa semana, poderão vir a ocorrer perdas pontuais. Mas como o forte da colheita da soja no Centro-oeste será a partir da próxima semana, os danos que eventualmente poderão vir a ocorrer ao longo dessa semana serão baixos em relação a produção total da região. A semana não será totalmente marcada por chuvas, ocorrerão períodos de melhoria na qual será possível entrar com as colheitadeiras no campo e realizar a colheita da soja.
 
Já em São Paulo, Mato Grosso do Sul e em todo o Sul do Brasil a semana será de tempo aberto, temperaturas em elevação e possibilidade apenas para possíveis pancadas de chuvas isoladas. Com isso, os níveis de umidade do solo voltarão a cair ao longo dessa semana. Isso poderá trazer alguns desconfortos para os produtores, uma vez que as chuvas da semana passada não foram tal generalizadas e ainda há propriedades cujos índices de umidade do solo continuam baixos. As chuvas só deverão retornar com maior intensidade e abrangência mais no final da semana. Quando uma nova frente fria conseguirá avançar sobre o Sul do Brasil trazendo chuvas a todas as regiões produtores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e centro-sul de São Paulo.

No MAPITOBA, a semana será marcada pela nebulosidade e pelas pancadas de chuvas do decorrer do dia. O problema é que tais pancadas continuarão sendo isoladas. Por um lado serão boas para manter os níveis de umidade do solo favoráveis ao desenvolvimento das lavouras e também por outro manterão as condições favoráveis a realização dos tratos culturais. E esse deverá ser o padrão ao longo dos próximos 10 dias nessa região do Brasil.         

Fonte: Somar Meteorologia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sem influência dos fenômenos climáticos, estação das águas deve iniciar a partir da segunda quinzena de setembro
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira (22) para todo o Brasil
Confira a previsão do tempo para este sábado e domingo (20 e 21) para todo o Brasil
Onda de Calor em pleno inverno! Temperaturas podem chegar aos 40 graus no Centro Norte do país
Nebulosidade e temperaturas amenas previstas para os próximos dias no RS
Confira a previsão do tempo para está sexta-feira (19) para todo o Brasil