ONS reduz previsão de chuvas em janeiro no Sudeste
Por Rodrigo Polito e Natalia Viri
RIO E SÃO PAULO - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) reduziu a previsão do volume de chuvas em janeiro para todas as regiões do país. A informação faz parte de relatório divulgado nesta sexta-feira pelo órgão.
Conforme antecipado mais cedo pelo Valor, o ONS reviu, de 44% para 43% da média histórica para o período, o volume de chuvas previsto para janeiro no Vsubsistema Sudeste/Centro-Oeste, o principal do país. Com isso, o operador também reduziu, de 18% para 17,2% a previsão de nível de armazenamento dos reservatórios das hidrelétricas das duas regiões no fim de janeiro, historicamente o mês mais volumoso do período úmido.
Com relação ao Nordeste, onde a situação também é crítica, o ONS reduziu a previsão de volume de chuvas, de 27% para 26% da média histórica para janeiro. O órgão também reduziu a expectativa de acumulação nos lagos das usinas da região no fim do mês, 16,6% para 16,2% da capacidade.
“As regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste encontram-se em seus períodos úmidos históricos. Todavia, no seu início, a análise das atuais condições hidrometeorológicas e climáticas ainda não caracterizam o seu efetivo e stabelecimento”, informou o ONS, em relatório.
Leia a notícia na íntegra no site do Valor Econômico.