Seca no RS preocupa e já atinge mais de 300 municípios

Publicado em 30/05/2012 09:42
Estiagem afeta severamente o volume de água dos rios, e no centro do estado, a irrigação das lavouras e pesca estão prejudicadas.
A falta de chuva regular na região central do Rio Grande do Sul, que já dura quase oito meses, preocupa os municípios gaúchos. Quando chove, o volume não é suficiente para aumentar o nível dos rios Jacuí e Pardo, os principais da região. A lavoura está tão seca que o adubo e o calcário aplicados há 10 dias ficaram acumulados na terra.
  Para minimizar o drama das famílias gaúchas prejudicadas pela seca, o governo do estado vai liberar R$ 45 milhões para a compra de alimentos e insumos. Para receber o benefício, o agricultor precisa se cadastrar junto às s entidades representativas, como sindicatos e cooperativas. O Cartão Estiagem deve beneficiar mais de 100 mil pequenos agricultores em todo o Rio Grande do Sul, entre famílias de assentados da reforma agrária e quilombolas. O benefício vale para os municípios que decretaram situação de emergência por causa da seca e será pago em uma única parcela no valor de R$ 400.
   O governo do Rio Grande do Sul ainda não definiu a data do pagamento do benefício, mas já divulgou o prazo para cadastramento, que vai até 30 de junho.

Com informações do Globo Rural

Por: Thaís Jorge
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Confira a previsão do tempo para este final de semana (31 e 01) para todo o Brasil
Governo do Estado utiliza tecnologia de satélites para combater incêndios florestais em Minas
As regiões autorizadas a iniciar o plantio no início de setembro devem ter cuidado, pois a janela permite, mas a umidade não
Defesa Civil de SP alerta para risco de incêndios para os próximos dias em quase todo o território paulista
Confira a previsão do tempo para esta sexta-feira (30) para todo o Brasil
Boletim de Monitoramento do Clima divulgado pelo Cemtec aponta aumento da seca em MS