Carnes: entre janeiro e abril, só os embarques de frango aumentaram

Publicado em 19/05/2011 09:51
Dados relativos às exportações de carnes compilados pelo Ministério da Agricultura junto à SECEX/MDIC apontam que no primeiro quadrimestre de 2011 apenas um dos segmentos exportadores registrou aumento no volume embarcado: a avicultura. Ainda assim, apenas com a carne de frango, pois os embarques de carne de peru registraram forte recuo em relação ao mesmo período de 2010 (-21%).

Por sinal, as perdas do peru não se resumiram ao volume: atingiram também a receita cambial, que recuou 18%. E isso se deve não só ao menor volume embarcado, mas também à baixa evolução do preço médio do produto - +4,9% contra, por exemplo, aumento de 19% no preço médio da carne de frango.

De toda forma, só a carne de peru enfrentou retrocesso na receita cambial. A da carne suína subiu 7%, a da carne bovina perto de 15% e a da carne de frango (o melhor desempenho) quase 30%.
Em termos de preço médio, as quatro carnes registraram resultado positivo, o mais fraco da carne de peru. Opostamente, o melhor resultado foi obtido pela carne bovina (+30%), vindo a seguir a carne de frango (+19%) e, na sequência, a carne suína, com valorização de quase 12%.

Tudo computado, ainda que o volume embarcado tenha aumentado menos de 2%, a receita cambial foi cerca de 19% maior.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul: Mais de 100 dias após as enchentes, pecuária gaúcha sofre desde escassez de recursos para reconstrução até dificuldades com pastagens
Itaú BBA vê empresas de processados como potenciais alvos para JBS
Abates de bovinos, suínos e frangos crescem frente ao mesmo período do ano anterior, aponta IBGE
Webinar da Faesc aborda mercado de carnes e situação econômica global
China pretende controlar produção de laticínios e carne bovina, já que vendas fracas afetam preços
Proposta define regras para rotulagem da carne bovina