Painel contra UE na carne bovina deve ficar para 2011

Publicado em 14/12/2010 07:02
Indústria de carne bovina reclama de protecionismo comercial.
Já está praticamente pronto o pedido de abertura de painel na Organização Mundial do Comércio contra a União Europeia no setor de carne bovina. Foi o que confirmou nesta segunda, dia 13, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), que representa os exportadores, durante almoço em que foram apresentadas as projeções para o restante deste ano. Ainda não tem data para que os documentos sobre o painel sejam enviados ao governo brasileiro. A expectativa é de que isso ocorra no início de 2011.

A indústria de carne bovina reclama de protecionismo comercial, alegando que as restrições da Europa impedem que o Brasil cumpra com o volume de 10 mil toneladas que tem na chamada cota Hilton, um regime especial de exportação de cortes mais nobres para a Europa. Segundo a associação, as exigências para o Brasil são maiores do que para outros países, como Estados Unidos e Austrália. Para o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli, um painel na Organização Mundial do Comércio poderia resolver a questão.

A indústria apresentou também as projeções para o restante do ano. O setor deve fechar 2010 com queda de 14% no volume exportado. Porém, a receita com as vendas externas deve subir quase 19%. O motivo é a elevação dos preços internacionais da carne bovina.

– O Brasil já foi campeão de volume. O importante é colocar dinheiro no bolso e, enquanto a receita for maior que o volume, continua interessante para nós – explica Camardelli.

Tags:

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul: Mais de 100 dias após as enchentes, pecuária gaúcha sofre desde escassez de recursos para reconstrução até dificuldades com pastagens
Itaú BBA vê empresas de processados como potenciais alvos para JBS
Abates de bovinos, suínos e frangos crescem frente ao mesmo período do ano anterior, aponta IBGE
Webinar da Faesc aborda mercado de carnes e situação econômica global
China pretende controlar produção de laticínios e carne bovina, já que vendas fracas afetam preços
Proposta define regras para rotulagem da carne bovina