Embarque de carne suína brasileira à Coreia segue indefinido

Publicado em 12/11/2010 07:09
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encontrou-se com o presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-Bak, à margem da cúpula do G-20 sobre a guerra das moedas, e ambos abordaram o acesso ao mercado do país asiático das exportações brasileiras de carne suína.

Lula levantou o tema, insistindo no interesse do Brasil em vender carnes para a Coreia do Sul. O presidente coreano, que visivelmente já esperava a abordagem, focou a conversa na carne suína, mas numa linguagem genérica e sem realmente confirmar quando o mercado será enfim aberto ao produto de Santa Catarina.

A Coreia importa 250 mil toneladas de carne suína por ano. Enviou uma missão a Santa Catarina, mas até hoje continua pedindo informações e arranjando todo tipo de dificuldade burocrática.

Para o embaixador brasileiro em Seul, Edmundo Fujita, a saída é os exportadores brasileiros conseguirem seduzir um sólido grupo importador coreano, para que este se ocupe de fazer a pressão interna pela compra da carne brasileira.

Fujita recomenda que os exportadores brasileiros sejam mais incisivos na busca de compradores internos. Nota que é assim que a Austrália age e consegue uma boa fatia do mercado de carne bovina.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, já fez várias visitas a Seul para pressionar pelo sinal verde, e diz esperar que enfim no proximo governo o Brasil consiga seu intento.

Tags:

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Rio Grande do Sul: Mais de 100 dias após as enchentes, pecuária gaúcha sofre desde escassez de recursos para reconstrução até dificuldades com pastagens
Itaú BBA vê empresas de processados como potenciais alvos para JBS
Abates de bovinos, suínos e frangos crescem frente ao mesmo período do ano anterior, aponta IBGE
Webinar da Faesc aborda mercado de carnes e situação econômica global
China pretende controlar produção de laticínios e carne bovina, já que vendas fracas afetam preços
Proposta define regras para rotulagem da carne bovina