China proíbe importações de produtos pecuários de vários países devido a preocupações com doenças

Publicado em 28/01/2025 08:25

Logotipo Reuters

PEQUIM, 27 de janeiro (Reuters) - A China proibiu as importações de ovelhas, cabras, aves e ungulados artiodáctilos de países africanos, asiáticos e europeus devido a surtos de doenças pecuárias, como varíola ovina, varíola caprina e febre aftosa.

A proibição, que também inclui produtos processados ​​e não processados, ocorre após a Organização Mundial da Saúde divulgar informações sobre surtos de doenças em vários países, de acordo com uma série de anúncios da Administração Geral de Alfândegas da China datados de 21 de janeiro.

A proibição do maior importador de carne do mundo afeta Gana, Somália, Catar, Congo (RDC), Nigéria, Tanzânia, Egito, Bulgária, Timor Leste e Eritreia.

A China também disse que interrompeu as importações de ovelhas, cabras e produtos relacionados da Palestina, Paquistão, Afeganistão, Nepal e Bangladesh devido a surtos de varíola ovina e caprina.

O governo também bloqueou as importações de ungulados artiodáctilos e produtos relacionados da Alemanha após um surto de febre aftosa, afirmou.


Reportagem de Mei Mei Chu; Edição de Christopher Cushing e Christian Schmollinger

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil fortalece parceria com o Japão e busca expansão de mercado para carnes e outros produtos agropecuários Brasil fortalece parceria com o Japão e busca expansão de mercado para carnes e outros produtos agropecuários
IBGE: Abates de bovinos, suínos e frangos crescem no 4° tri de 2024 IBGE: Abates de bovinos, suínos e frangos crescem no 4° tri de 2024
Após pedido do Sistema FAEP, Mapa prorroga consulta pública sobre importação de tilápia
Sistema FAEP e entidades pedem ao governo do Paraná ações contra importação de tilápia
Conab: Produção de carnes ultrapassa 31 milhões de toneladas em 2024 e atinge novo recorde na série histórica
China proíbe importações de produtos pecuários de vários países devido a preocupações com doenças