Desempenho exportador das carnes nos primeiros 15 dias úteis de 2021

Publicado em 26/01/2021 08:38

Retraídos até aqui – o que não deixa de ser ocorrência normal em todo início de ano – os embarques das três carnes tendem a fechar o primeiro mês de 2021 com volume menor que o registrado um ano atrás.

Pela média diária embarcada, apenas a carne de frango registra retração, com queda de perto de 7,5% sobre janeiro de 2020. Ou seja: em 15 dos 20 dias úteis deste mês, o volume médio diário das carnes bovina e suína registra aumento de, respectivamente, 6,68% e 4,27%.

Ocorre, porém, que este janeiro é mês mais curto: tem dois dias úteis a menos que janeiro do ano passado. Daí a projeção para a totalidade do mês sugerir recuo anual de quase 16% para a carne de frango, de 3% para a carne bovina e de pouco mais de 5% para a carne suína.

E uma vez que os preços médios vêm registrando contração em relação ao mesmo mês do ano passado, a receita cambial das três carnes deve ser significativamente menor que a de um ano atrás. O previsto, até aqui, é uma queda próxima de 25% para a carne de frango e entre 9% e 10% para as carnes bovina e suína.

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE
Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos
undefined