Governo Federal cria documento com medidas de enfrentamento da Covid-19 nos frigoríficos

Publicado em 08/05/2020 11:48
Documento foi feito em conjunto entre Ministério da Economia, da Saúde e da Agricultura; orientações vão desde a linha de produção à áreas comuns

Na quinta-feira (7) o Ministério da Economia publicou orientação conjunta, feita com o Ministério da Saúde e o da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para nortear ações a serem tomadas em frigoríficos em razão da pandemia do coronavírus. Entre as medidas informadas no documento, está o asastamento de dois metros entre cada funcionário na linha de produção. 

As empresas devem verificar se o trabalhador possui algum dos sintomas da doença antes mesmo de entrar no transporte dos funcionários, e, se houver, não deve embarcar, assim como é recomendado não permitir que entre no ônibus sem máscara de proteção. Colaboradores sintomáticos ou com diagnóstico confirmado precisam ser imediatamente afastados por, no mínimo, 14 dias.

A orientação é para diluir a força de trabalho ao longo do dia, sem concentrá-la em um só turno, evitar o trabalho frente a frente, dos dois lados da linha de produção, mas se for necessário, que seja utilizando, além da máscara, o escudo facial. 

Além disso, as plantas devem fornecer todos os equipamentos e suprimentos para a higiene dos funcionários, além de sanitizar os espaços de trabalho e áreas comuns, como banheiros, vestiários, refeitórios. 

Essas entre outras medidas, como o afastamento de pessoas em grupos de risco, são assinadas pela Secretaria do Trabalho, Secretaria de Vigilância em Saúde e Secretaria de Política Agrícola. 

Tags:

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abertura de mercado no Chile para vísceras comestíveis
Cargill suspende produção em unidade de carne no Kansas após desabamento parcial do telhado
Setor de proteína animal se pronuncia sobre a respeito da Medida Provisória do PIS/Cofins
IBGE: Abate de bovinos atinge recorde na série histórica; frangos e suínos têm queda
JBS diz que China bloqueou carne bovina de fábrica nos EUA após detecção de aditivo