Escassez de carne nos EUA abre a porta para hambúrgueres à base de plantas
As empresas de proteína de origem vegetal vêm tentando desviar os consumidores da carne bovina há anos. Agora, a escassez de carne causada pela pandemia de Covid-19 está facilitando seu trabalho.
Os produtores de carne falsificada têm uma oportunidade única na vida, já que os estoques de carne bovina e suína aumentam nos EUA. A Wendy's Co. está ficando sem hambúrgueres em alguns locais , enquanto a Kroger Co. e a Costco Wholesale Corp. estão limitando as compras dos clientes. alguns produtos de carne.
A fabricante de hambúrgueres de soja Impossible Foods Inc. e a imitadora de carne à base de ervilha Beyond Meat Inc. , enquanto isso, se espalharam por supermercados nos EUA. para as empresas e dados de mercado. Agora é a chance das empresas de carne falsificada atrairem esses consumidores e mantê-los voltando.
"Acho que é realmente uma oportunidade", disse Jennifer Bartashus, analista da Bloomberg Intelligence. "As pessoas estarão mais dispostas a adotar alternativas de plantas".
Como a maioria da indústria de alimentos embalados, as proteínas vegetais estão sofrendo uma pandemia, à medida que os compradores armazenam suas despensas. Os americanos compraram 5,3 milhões de unidades de produtos alternativos de carne fresca de varejistas nas oito semanas encerradas em 25 de abril - três vezes maior que a quantidade de um ano antes, segundo dados da empresa de análise Nielsen.
Ainda é uma fração das 1 bilhão de unidades de carne fresca e 952 milhões de unidades de frango fresco que se movimentaram durante o mesmo período, segundo os dados. Mas a escassez poderia inclinar a balança a favor das alternativas veganas.
"O aumento nas vendas de supermercado está potencialmente atraindo novos clientes para experimentar os produtos à base de plantas, se carnes e laticínios tradicionais estiverem temporariamente fora de estoque", de acordo com Alex Frederick , analista de capital de risco da PitchBook.
As reduções da produção e os fechamentos temporários nos matadouros reduziram mais de 30% da capacidade de carne bovina e suína dos Estados Unidos, murchando os suprimentos nos supermercados e forçando os agricultores a sacrificar milhares de animais que não podiam ser enviados aos processadores. Os relatórios de "despovoamento em massa", como a indústria chama, estão questionando todo o processo, disse Bartashus.
Ganhando Relevância
Os grandes players de fábrica estão se preparando para tirar proveito da situação. No início desta semana, Ethan Brown, diretor executivo da Beyond Meat, disse que a empresa descontaria seus produtos neste verão para competir melhor com carne bovina de preço mais alto.
Os hambúrgueres do Beyond's são vendidos por cerca de US $ 12 a libra. Enquanto os preços da carne estão subindo, ainda é mais do que o dobro dos US $ 5,54 por libra pelos quais os rissóis atualmente são vendidos, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos EUA.
"É muito cedo, e a interrupção é aquela que todos estamos assistindo", disse ele em entrevista. "Precisamos tomar medidas para ser relevante durante esse período."
No mesmo dia, a Impossible Foods, fabricante de hambúrgueres falsos, disse que seus produtos chegariam às prateleiras de mais de 1.700 lojas Kroger . O anúncio veio logo depois que o maior operador de supermercado dos EUA alertou que estava limitando as compras de alguns produtos de carne bovina e suína em determinadas lojas.
O CEO da Impossible Foods, Pat Brown, disse que as histórias de consumidores que trocam carne por carne falsa em meio à escassez ainda são anedóticas, mas ele se referiu ao maior escrutínio das perigosas condições de trabalho nos matadouros. Qualquer "holofote iluminando o que realmente está envolvido na produção de carne" só pode prejudicar a indústria de carne, disse ele.
Na Tofurky , uma produtora de imitações de carne de Oregon, com sede em Hood River, o diretor executivo Jaime Athos disse que as vendas estão aumentando devido à escassez.
"Um de nossos parceiros de varejo nos disse que eles prevêem que a disponibilidade de proteínas animais diminuirá em 30%, então aumentaram seus pedidos de produtos Tofurky em 30%", disse ele.
A Meatless Farm , fabricante britânica de carne falsa, relata que está recebendo mais consultas, tanto de varejistas quanto de redes de fast-food.
Restaurantes fechados
No entanto, a paralisação de restaurantes em meio à pandemia cria um problema. A Beyond Meat disse que as vendas de supermercado aumentaram no último trimestre, mas não o suficiente para compensar completamente o fechamento de restaurantes. A Impossible Foods expandiu drasticamente sua distribuição no varejo, mas ainda depende fortemente da indústria de restaurantes para vendas.
A Beyond Meat disse que está mudando produtos voltados para serviços de alimentação para os canais de varejo. A Impossible Foods também está trabalhando para acelerar seu lançamento para supermercados. Embora a Impossible Foods não seja negociada publicamente, os investidores parecem otimistas quanto às perspectivas da Beyond Meat: suas ações avançaram quase 70% desde meados de março.
Em contraste com a indústria da carne, a produção de proteínas alternativas não registrou nenhum problema. A porta-voz da Impossible Foods, Jessica Appelgren, disse que a empresa "não teve nenhum problema na cadeia de suprimentos". Brown, da Beyond Meat, disse que não teve nenhum problema em obter os ingredientes de que precisa e tem "vários fornecedores em todo o mundo".
A produção de carne falsa também é menos vulnerável a interrupções de trabalho por trabalhadores ausentes ou doentes, porque é mais automatizada e baseada em máquinas, o que permite menos humanos.
"Na verdade, é preciso menos mão de obra para produzir um produto proteico à base de plantas do que produzir carne bovina", disse Kasper Vesth, gerente geral da Meatless Farm North America. A produção de sua empresa "depende muito de máquinas, o que permite menos pessoas em nossas fábricas - isso permite que trabalhadores essenciais mantenham o distanciamento social durante o trabalho".