Tyson afunda com vírus aumentando custos e reduzindo volumes

Publicado em 04/05/2020 09:38

As ações da Tyson Foods Inc. caíram depois que o principal fornecedor de carne dos EUA disse que interrupções sem precedentes estão reduzindo sua produção e aumentando os custos, com uma perspectiva tão sombria que não poderia oferecer orientação financeira para o ano.

As paralisações e desacelerações das fábricas dos EUA no mês passado devem continuar, resultando em custos operacionais mais altos e menor volume para o restante do ano fiscal de 2020, disse Tyson em comunicado sobre os lucros do segundo trimestre, que não cumpriram as estimativas. Enquanto a pandemia significou um maior volume de vendas no varejo, isso não foi suficiente para compensar as perdas de serviços de alimentação.

"Devido à incerteza dos impactos do COVID-19 em nossas operações, atualmente não podemos fornecer orientação de margem operacional ajustada por segmento", afirmou o CEO da empresa, Noel White, em comunicado nesta segunda-feira.

Principais Insights

Com milhares de trabalhadores das fábricas de carne nos Estados Unidos adoecendo e uma dúzia de fábricas fechando, os processadores estão lutando com maneiras de manter os consumidores abastecidos com proteína e, ao mesmo tempo, protegendo os trabalhadores contra o coronavírus.

As paralisações significam que os preços da carne bovina e suína estão subindo e os agricultores estão destruindo dezenas de milhares de animais, com o excesso de oferta diminuindo os preços dos animais.

Para os processadores de carne, as interrupções significam menor volume, mas margens mais altas com o aumento dos preços das ações desde o início da confusão. Nem todo mundo é otimista, com a Tyson cortando para o mercado em Bernstein, com a expectativa de que a produção do terceiro trimestre seja prejudicada por fechamentos e absenteísmo.

O governo dos EUA interveio na semana passada, com o presidente Donald Trump invocando a Lei de Produção de Defesa para manter as usinas em funcionamento. Mas isso não será uma solução rápida e os sindicatos dizem que a medida coloca os trabalhadores em perigo.

O secretário da Agricultura, Sonny Perdue, disse na quinta-feira que os matadouros reabrirão em questão de dias, embora medidas de distanciamento social limitem a produção, com um déficit de até 15%.

A exposição ao serviço de alimentação é um risco para a Tyson, com cerca de 40% das vendas provenientes desse canal.

Reação do mercado

A Tyson, que caiu 34% este ano, caiu 5,2% antes do início das negociações regulares na segunda-feira

Tags:

Fonte: Bloomberg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abertura de mercado no Chile para vísceras comestíveis
Cargill suspende produção em unidade de carne no Kansas após desabamento parcial do telhado
Setor de proteína animal se pronuncia sobre a respeito da Medida Provisória do PIS/Cofins
IBGE: Abate de bovinos atinge recorde na série histórica; frangos e suínos têm queda
JBS diz que China bloqueou carne bovina de fábrica nos EUA após detecção de aditivo