Tyson afunda com vírus aumentando custos e reduzindo volumes

Publicado em 04/05/2020 09:38

As ações da Tyson Foods Inc. caíram depois que o principal fornecedor de carne dos EUA disse que interrupções sem precedentes estão reduzindo sua produção e aumentando os custos, com uma perspectiva tão sombria que não poderia oferecer orientação financeira para o ano.

As paralisações e desacelerações das fábricas dos EUA no mês passado devem continuar, resultando em custos operacionais mais altos e menor volume para o restante do ano fiscal de 2020, disse Tyson em comunicado sobre os lucros do segundo trimestre, que não cumpriram as estimativas. Enquanto a pandemia significou um maior volume de vendas no varejo, isso não foi suficiente para compensar as perdas de serviços de alimentação.

"Devido à incerteza dos impactos do COVID-19 em nossas operações, atualmente não podemos fornecer orientação de margem operacional ajustada por segmento", afirmou o CEO da empresa, Noel White, em comunicado nesta segunda-feira.

Principais Insights

Com milhares de trabalhadores das fábricas de carne nos Estados Unidos adoecendo e uma dúzia de fábricas fechando, os processadores estão lutando com maneiras de manter os consumidores abastecidos com proteína e, ao mesmo tempo, protegendo os trabalhadores contra o coronavírus.

As paralisações significam que os preços da carne bovina e suína estão subindo e os agricultores estão destruindo dezenas de milhares de animais, com o excesso de oferta diminuindo os preços dos animais.

Para os processadores de carne, as interrupções significam menor volume, mas margens mais altas com o aumento dos preços das ações desde o início da confusão. Nem todo mundo é otimista, com a Tyson cortando para o mercado em Bernstein, com a expectativa de que a produção do terceiro trimestre seja prejudicada por fechamentos e absenteísmo.

O governo dos EUA interveio na semana passada, com o presidente Donald Trump invocando a Lei de Produção de Defesa para manter as usinas em funcionamento. Mas isso não será uma solução rápida e os sindicatos dizem que a medida coloca os trabalhadores em perigo.

O secretário da Agricultura, Sonny Perdue, disse na quinta-feira que os matadouros reabrirão em questão de dias, embora medidas de distanciamento social limitem a produção, com um déficit de até 15%.

A exposição ao serviço de alimentação é um risco para a Tyson, com cerca de 40% das vendas provenientes desse canal.

Reação do mercado

A Tyson, que caiu 34% este ano, caiu 5,2% antes do início das negociações regulares na segunda-feira

Tags:

Fonte: Bloomberg

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nota Oficial: Nelore/MS cobra reparação do Carrefour Brasil e França
Carnes do Mercosul: Abiec lamenta posicionamento de CEO do Carrefour
Mapa rechaça declaração do CEO do Carrefour sobre carnes produzidas no Mercosul
Trimestrais da pecuária: cresce o abate de bovinos, suínos e frangos
Abiec destaca avanços do Brasil em sustentabilidade na pecuária, em conferência mundial
Assinatura eletrônica para certificados sanitários para produtos de origem animal alcança 50 mil solicitações
undefined