Exportação: entre as três carnes, apenas a de frango registra queda de preço em 2020

Publicado em 13/04/2020 08:21

Dados compilados pelo MAPA junto à SECEX/ME indicam que apenas a carne de frango completou o primeiro trimestre de 2020 com preços negativos em relação a idêntico período do ano passado. Assim, enquanto o preço da carne bovina valorizou-se quase 20% e o da carne suína superou os 23%, o da carne de frango retrocedeu quase 3%.

Mas o recuo do frango limitou-se ao preço. Pois o volume exportado no trimestre aumentou mais de 9% e gerou receita cambial 6,35% maior. De toda forma, o incremento das carnes suína e bovina continua sendo muito mais significativo.

É verdade que, em termos de volume, a carne bovina foi a que registrou o menor aumento: apenas 2% a mais. Mas a valorização de 19,37% no preço médio garantiu a geração de uma receita cambial 21,78% superior à do primeiro trimestre do ano passado.

Melhor ainda, porém, para a carne suína: o volume exportado foi quase um terço maior. O que, combinado a um preço médio quase um quarto superior redundou em uma receita cambial perto de dois terços (63,33%) maior que a de um ano atrás.

Ainda assim, a contribuição da carne suína para a receita cambial das carnes exportadas pelo País se encontra abaixo dos 12% do total. A da carne de frango representou 40% e a da carne bovina 45,42%. Juntas, essas três carnes representam cerca de 97,5% da receita cambial total das carnes.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abertura de mercado no Chile para vísceras comestíveis
Cargill suspende produção em unidade de carne no Kansas após desabamento parcial do telhado
Setor de proteína animal se pronuncia sobre a respeito da Medida Provisória do PIS/Cofins
IBGE: Abate de bovinos atinge recorde na série histórica; frangos e suínos têm queda
JBS diz que China bloqueou carne bovina de fábrica nos EUA após detecção de aditivo