Desempenho exportador das carnes na terceira semana de março

Publicado em 24/03/2020 09:17

Ao contrário do esperado frente à situação (do Brasil e do mundo) frente à pandemia de Coronavírus, as exportações brasileiras de carnes apresentaram recuperação em relação à semana anterior. Ou seja: na terceira semana de março obtiveram receita que, pela média diária, somou US$65,511 milhões, valor quase 12% superior ao registrado na segunda semana.

Mais do que pelo preço, o aumento registrado foi impulsionado pelos volumes embarcados. Que, pela média diária, permanecem (quase todos) negativos porque, em essência, o mês anterior e o mesmo mês do ano passado tiveram menos dias úteis que março corrente.

Isso considerado, projetados para a totalidade do período os embarques até agora efetivados, têm-se as seguintes perspectivas, aplicáveis apenas ao produto in natura:
 

Carne suína: perto de 70 mil toneladas - aumento de quase 20% sobre o mês anterior e de mais de 46% sobre março de 2019;

Carne bovina: cerca de 128 mil toneladas – aumento mensal de mais de 15% e anual de 8%;

Carne de frango: ao redor de 343,6 mil toneladas – 6% e 8% a mais que o registrado em fevereiro último e em março do ano passado.


A esta altura de março, não é difícil atingirem-se essas marcas. Pois, dos 22 dias úteis do mês, 15 deles (mais de 68% do total) já ficaram para trás. Aliás, faltam agora apenas sete dias úteis para o encerramento do primeiro trimestre de 2020.

Tags:

Fonte: AviSite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Abertura de mercado no Chile para vísceras comestíveis
Cargill suspende produção em unidade de carne no Kansas após desabamento parcial do telhado
Setor de proteína animal se pronuncia sobre a respeito da Medida Provisória do PIS/Cofins
IBGE: Abate de bovinos atinge recorde na série histórica; frangos e suínos têm queda
JBS diz que China bloqueou carne bovina de fábrica nos EUA após detecção de aditivo