Dados parciais da ABIEC apontam alta de 27% nas exportações de carne bovina em maio

Publicado em 05/06/2017 07:31
Mês registrou crescimento de volume e faturamento; resultados contribuíram com a primeira alta do PIB trimestral, em dois anos

Demonstrando uma recuperação do mercado, as exportações de carne bovina tiveram alta de 27% em maio, mês em que foram embarcadas 115,3 mil toneladas, segundo dados parciais da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC). Em maio, o faturamento obtido com as negociações foi de US$ 463 milhões, o que representa um aumento de 28% na comparação com o resultado registrado em abril. Já os preços médios dos produtos exportados tiveram incremento de 1%, também na comparação com o mês anterior.

O desempenho das exportações de carne bovina, somado a outros indicadores do setor agropecuário – que obteve o aumento de produtividade de 13,4% sobre o quarto trimestre do ano passado –, foram os principais fatores de sustentação da primeira alta do Produto Interno Bruto (PIB) em dois anos, o que expressa a importância do agronegócio para o avanço da economia do Brasil. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira cresceu 1% no primeiro trimestre.

Considerando somente a comercialização de carne in natura, países e regiões que tradicionalmente ocupam as primeiras posições em ranking dos principais destinos da carne bovina brasileira se mantiveram na lista e aumentaram a importação. Hong Kong foi o que mais importou esta categoria de produto, com um total de 19 mil toneladas, o que representa um aumento de 29% do total comercializado em abril. A China ocupa o segundo lugar, com um total de 14 mil toneladas (alta de 19%). Assumindo a posição que em abril era da União Europeia, a Rússia aparece na terceira colocação, totalizando 11 mil toneladas importadas (aumento de 14%).

A expectativa da ABIEC é que os resultados dos próximos meses continuem dando sinais de melhora, uma vez que nações que ainda não haviam removido o embargo às exportações de carne brasileira reabriram seus mercados para o Brasil em maio, como foi o caso da Argélia.

Fonte: Abiec

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tilápia/Cepea: Oferta elevada e fraca demanda mantêm preços em queda
Abiec emite nota oficial sobre acordo entre Mercosul e União Europeia
Trimestrais da pecuária: abate de bovinos, frangos e suínos cresce no 3º trimestre
Brasil tem produção recorde de carnes bovina, suína e de frango no 3º tri, diz IBGE
Tyson Foods fechará frigorífico de carne bovina no Kansas, cortando mais de 800 empregos
China levanta restrições comerciais finais sobre processadores de carne australianos
undefined